IAT realiza Oficina de Móbile de Croché

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promove a Oficina de Móbile de Croché, que acontece no dia 20 de Outubro de 2014, das 09h às 17h, na Biblioteca do IAT.

O objetivo da oficina de crochê é abordar os benefícios da prática da mesma: Estimulo da memória, coordenação motora e habilidade; prevenção do Mal de Alzheimer e Parkinson, inclusive o reumatismo, por manter as mãos em movimento, sendo um bom exercício. Além de diminuir os riscos de depressão e aumentar a auto-estima de vida de seus praticantes, bem como excelente fonte de renda, principalmente para quem opta por trabalhar em casa.

Crochê - Espécie de artesanato feito com agulha especial, dotada de um gancho que consiste em produzir um trançado semelhante ao de uma malha rendada, cuja origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700.

A oficina será ministrada pelas facilitadoras Dôra Araújo, graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia, pós graduada em Design Gráfico e Comunicação Visual pela UNIFACS, fotógrafa, ilustradora e crocheteira. Aprendeu crochê ainda criança (aos 9 anos) pelas mãos de sua mãe e vem, há dois anos e meio, se especializando na técnica e suas variantes. Hoje tem a marca BIAPÓ ateliê, onde disponibiliza peças de vestuário feminino; e Helena Silveira, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Pós graduada em Administração e Marketing e crocheteira (foi iniciada na técnica do crochê aos 9 anos). Hoje trabalha efetivamente como parceira da BIAPÓ ateliê, a convite de Dôra Araújo, idealizadora do projeto.

O evento faz parte do projeto “Oficinas Criativas”, desenvolvido pela Diretoria de Formação e Experimentação (DIRFE) do Instituto.

As inscrições devem ser feitas até 16 de Outubro de 2014, na Biblioteca do IAT ou enviando a ficha anexa devidamente preenchida para o email: biblioteca.iat@educacao.ba.gov.br São 20 vagas, a lista de selecionados estará disponível no Portal, dia 17 de Outubro. O critério de validação será por ordem de inscrição. Participe!

Material para ser utilizado por aluno:

1 rolinho de linha CLÉA, 125m, na cor desejada; 1 agulha de crochê, 2 - 1,75mm; 1 agulha de costura fininha; Miçangas transparentes ou na cor da linha de crochê.

Mais informações: Biblioteca – (71) 31169024, 31169056 e DIRFE – (71) 31169066.

FICHA DE INSCRIÇÃO - Móbile de Croché