IAT promove oficina e ciclo de palestra em parceria com o MAM-BA

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM - BA) abre no dia 20 de junho de 2013, e vai até o dia 01 de setembro de 2013, a exposição Esquizópolis. A mesma mostra de modo diferente como gerações de artistas têm reagido às transformações ocorridas no desenvolvimento urbano, arquitetônico, histórico e social em Salvador.

Esquizópolis - É um conceito elaborado pelo arquiteto e urbanista Isaías Francisco de Carvalho, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que o aborda o crescimento desordenado de Salvador e da Bahia, a partir da convivência de formas de desenho urbano e arquitetônico das cidades.

Dentro dessa exposição ocorre duas atividades organizadas através da parceria entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e o MAM-BA. A primeira é a oficina “A História da Arte e as relações com a cidade” que ocorre nos dias 16 e 17 de julho de 2013, das 9 às 12h no IAT e é destinada aos professores da rede estadual que atuam nas áreas de Artes e Educação Física. Serão 50 vagas e as inscrições acontecem de 13 à 06/07/2013 no Portal da Educação. O trabalho será ministrado pela Mestra em História da Arte e doutoranda em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Priscila Valente Lolata.

Inscrições aqui

A outra ação é o Ciclo de Conversa sobre a Cidade que acontece num formato de conversa pública e conta com a participação da professora de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, Ana Fernandes; do professor da Escola de Belas Artes da UFBA e integrante do coletivo de arte GIA, Cristiano Piton; da artista e coordenadora do Núcleo de Montagem do MAM, Daiane Oliveira; e, do museólogo do Núcleo de Museologia do MAM, Rogério de Sousa. O objetivo é debater sobre o crescimento da cidade e as novas possibilidades e soluções urbanas para Salvador. Esse evento ocorre no dia 19 de julho de 2013, das 9 às 11h, no IAT.

A Diretora de Formação e Experimentação Educacional do IAT, Kátia Ramos, valoriza a realização dessas atividades. “O evento vai reunir pesquisadores e professores da rede estadual a fim de promover uma discussão e reflexão coletiva acerca dos impactos provocados na cidade pela ocupação e transformação da Paralela e seu entorno, nos últimos anos. Nesse sentido, trata-se de uma parceria importante e oportuna para o fortalecimento do processo de formação do cidadão pleno.”, explicou a diretora.

Confira resultado da seleção