IAT promove debate sobre educação inclusiva com educadores e gestores

Palavras-chave:
Professores, coordenadores pedagógicos e gestores participaram nesta quarta-feira (08/05), da abertura da segunda edição do projeto Inclusão em Pauta, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Superintendência de Políticas para a Educação Básica (Suped). A atividade, realizada no IAT, trouxe palestras, debates e relatos de experiências exitosas em práticas da educação inclusiva.
 
Para Paulo Oliveira Braga, professor do Colégio Estadual Vitor Soares, e participante da primeira edição do Projeto Inclusão em Pauta, este momento é uma grande conquista para fortalecer as ações de formação continuada. “Essas ações, são essenciais para o processo de inclusão escolar. O que está acontecendo aqui hoje é um fortalecimento das atuações de formação continuada e fico imensamente satisfeito em ter participado da primeira edição, que serviu de abertura para eu entender a proposta da educação inclusiva. Nós não aprendemos isso na faculdade, ninguém nunca nos orientou no processo pedagógico, a entender o mundo do autista, do deficiente visual, auditivo. A responsabilidade da aprendizagem desses alunos especiais é dos sistemas educacionais, sejam públicos ou particulares., é maravilhoso poder apresentar o relato de progresso com meus alunos e, ao mesmo tempo, adquirir tanto conhecimento através dos profissionais formadores que estão se apresentando hoje”, relatou Paulo que apresentou sua experiência exitosa para no encontro.
 
A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado, lembrou que a educação inclusiva foi uma temática sempre pontuada nos encontros para a construção colaborativa do Plano de Formação Continuada. “Ouvimos 2.488 profissionais da educação, entre gestores, diretores de NTE, Coordenadores Pedagógicos e Professores de todos os Territórios de Identidade e esta pauta sempre esteve presente”. Ainda de acordo com a gestora, a formação para a educação inclusive deve ser ampliada. “Estamos fazendo esforços para que no segundo semestre o trabalho do
Inclusão em Pauta possa chegar a todos os polos formativos, incluindo o tema na política de formação continuada”.

O Projeto Inclusão em Pauta tem a finalidade de proporcionar subsídios pedagógicos na Formação Continuada dos Professores, fortalecendo seu trabalho na necessidade de transformar os espaços formativos da sala de aula em ambientes capazes de ir além da inserção dos alunos com deficiências e transtornos, acolhendo-os como cidadãos com seus direitos à educação. O projeto continua ao longo de 2019, com sua agenda de ação divulgadas nas redes sociais do Instituto e no portal da educação.
 
 
Fonte: Ascom/Iat
Confira nossa galeria de imagens:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Notícias Relacionadas