IAT lança canal para ampliar o acesso às aulas do Emitec

Palavras-chave:
Imagem: Fábio Gonçalves

Facilitar o acesso de estudantes aos conteúdos prioritários por meio das videoaulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica. Foi com este objetivo que o Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais Rede Anísio Teixeira, lançou o canal do Emitec no Ambiente Educacional Web (AEW). O espaço irá abrigar as aulas que são produzidas diariamente pelo Emitec e transmitidas via internet e em tempo real para mais de 19 mil estudantes de áreas remotas da Bahia.

No ambiente, professores e estudantes poderão pesquisar o conteúdo a partir das disciplinas e também por unidade dos três anos do ensino médio, além de visualizar, facilmente, os últimos vídeos disponíveis e quais foram os mais baixados. De acordo com o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves, o canal reflete a importância de integrar os projetos estruturantes. “Nós produzimos conteúdos de qualidade e, com toda certeza, quem ganha com esta integração são os estudantes, os professores e a educação publica da Bahia”, afirmou o diretor.

Acesse aqui o Ambiente Educacional Web

Para Yuri Wanderley, coordenador da Rede Anísio Teixeira, que gerencia o Ambiente Educacional Web, o próximo passo será trabalhar para abrir os canais dos demais projetos estruturantes, a exemplo do Gestar na Escola e do Ciência na Escola. “Estamos buscando integrar todos os conteúdos educacionais pela Secretaria da Educação e pelo Instituto Anísio Teixeira no AEW. Nosso planejamento é que, até o final do ano, tenhamos os canais de todos os projetos no Ambiente Educacional”. Yuri ressalta que o AEW pode ser acessado por computadores, dispositivos móveis (celulares e tablets) e as aulas podem ser baixadas para assistir offline.

“Disponibilizar estas aulas para o público, além dos estudantes matriculados, é um avanço para a educação”, diz a coordenadora do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, Letícia Machado. Ela considera que o novo canal, contribui para o processo de aprendizagem, no momento em que disponibiliza aulas de qualidade, produzidas por educadores da rede estadual, permitindo que o professor dinamize sua aula no dia a dia da escola.

O Ambiente Educacional Web é um espaço pedagógico multidisciplinar que reúne mais de 4 mil conteúdos digitais educacionais produzidos ou catalogadas por educadores da Rede Anísio Teixeira. São jogos, videoaulas, sequências didáticas entre outros conteúdos que estudantes e professores podem acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias, o AEW conta, também, com os vídeos da Tv Anísio Teixeira, sites temáticos, com a Rede Social Espaço Aberto e o Blog do Professor Web e Professora Online.

Notícias Relacionadas