Governo nomeia 1.559 professores. Veja aqui o resultado.

O Governo do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado do dia 14/10 a nomeação de 1559 professores aprovados no mais recente concurso para docente do Estado, realizado em janeiro de 2011. A nomeação representa o primeiro grupo de um total de 3.200 docentes que serão nomeados até o início do ano letivo de 2012. Os novos professores vêm somar aos efetivos da rede estadual de ensino, atualmente 40 mil professores, um dos maiores quadros de pessoal do Estado da Bahia.

Veja aqui o resultado:
- Capital
- Interior

Clarice Ribeiro, 25 anos, será uma das nomeadas. Ela vê no ensino algo além de um trabalho. “Sou filha de um professor. Meu pai dedicou a vida inteira ao ensino público, por isso, pra mim, não é só um trabalho, mas uma missão de vida mesmo. Espero contribuir para a formação das crianças e adolescentes da escola em que eu for atuar. E também desenvolver o meu trabalho para mudar a vida desses estudantes por meio da educação física”, afirma a professora, que foi aprovada para lecionar no Subúrbio de Salvador.

O resultado do concurso para docente da rede estadual de educação da Bahia foi publicado no mês de junho. Em julho, foi realizada a convocação, enquanto que os meses de agosto e setembro foram destinados para os exames médicos, realizados em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc) do Estado. Agora, em outubro, inicia a etapa de nomeação.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, afirma que a entrada dos novos professores está de acordo com o programa Todos pela Escola, que tem o objetivo central de garantir a todo estudante o direito de aprender. Segundo ele, “a chegada dos novos docentes tem o objetivo de estabilizar e qualificar o quadro de educadores. A contratação representa um aporte importante para a melhoria do ensino em todas as escolas da rede estadual da Bahia”.

Fotos: Secretaria anuncia nomeação de novos docentes concursados

Paulo Henrique Sampaio, 46 anos, também será nomeado e vê uma oportunidade para ajudar a transformar a educação. “Sou professor de matemática da rede particular de ensino há 20 anos. É a primeira vez que vou ensinar em uma escola pública e a minha expectativa é a de contribuir para o ensino público no Estado como um instrumento de transformação da educação e de formação de cidadãos com uma visão crítica da sociedade. Espero cumprir meu compromisso com a educação da melhor forma possível”, disse o professor, que mora em Lauro de Freitas.

Plano de carreira – A Bahia já garante o salário aos professores licenciados da rede estadual acima do piso nacional estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, a Bahia é exemplo nacional com a implantação do Plano de Carreira do Professor, uma conquista da categoria. Instituído em 2008, as bases do plano foram acordadas entre o Governo da Bahia e a APLB Sindicato. O plano estabelece duas formas de progressão: o avanço vertical automático, relacionado com a titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão opcional, decorrente da avaliação de desempenho, que é voluntária.

Em 2010, foi aplicada, pela primeira vez, a avaliação de desempenho, uma política de valorização da carreira do magistério. No total, 6.335 professores e coordenadores pedagógicos progrediram na carreira, sendo que 3.516 em 2010 e 2.819 em 2011. Mais do que garantir o aumento salarial de 15%, o resultado auxilia os professores no seu próprio desenvolvimento e funciona ainda como instrumento para a Secretaria da Educação do Estado elaborar os programas de formação para docentes.

Acesse a página em homenagem ao Dia do Professor!