Gestores se preparam para as eleições do Colegiado Escolar

Os gestores, funcionários, professores e estudantes das escolas estaduais da capital e do interior, além dos familiares, estão sendo envolvidos em diferentes atividades preparatórias para a eleição do Colegiado Escolar, que é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia para fortalecer a gestão democrática e participativa nas escolas. A eleição será de 8 a 12 de maio, em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. Nesta semana, gestores das escolas da área do Núcleo Territorial de Educação de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), a 187 km de Salvador, passaram por uma formação no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, para tratar dos procedimentos necessários para o pleito.
 
O Colegiado Escolar é composto pelo diretor da escola e representantes de professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis. A função do conselho é promover a participação e o acompanhamento das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola.
 
O gestor do Colégio Polivalente de Maragogipe, em Margogipe (a 133 km de Salvador), Mario José Moraes Sá, falou sobre a importância da atividade. “A formação é extremamente proveitosa e importante. Realizamos um alinhamento dos procedimentos para as eleições, como data de divulgação dos resultados e quantidade de vagas, e conversamos sobre a importância do Colegiado Escolar como ferramenta de uma gestão democrática e participativa” comenta.
 
Para o professor Alan Fernandes Prazeres, gestor do Centro Estadual de Educação Profissional do Vale do Paraguaçu, também em Maragogipe, “o Colegiado Escolar é uma ferramenta imprescindível, um ator principal na construção da gestão, tanto no conhecimento pedagógico quanto administrativo das escolas”. Alan também fala sobre a necessidade da mobilização e do compromisso de todos para a eleição do colegiado. “Nós valorizamos bastante esse momento. Convocamos toda a comunidade escolar e do entorno para que faça parte desse processo, seja na escolha dos representantes ou para votar. Isso é uma prática que já realizamos na nossa unidade há algum tempo e tem dado bons resultados. Temos o Colegiado Escolar como parceiro da escola, um amigo da escola”, acrescenta.

Notícias Relacionadas