Forprof discute plano de formação dos profissionais da educação

Integrantes do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof/BA) se reuniram na tarde desta quarta-feira (26), para alinhar sobre as articulações e ações do Plano Estadual de Formação dos Profissionais da Educação Básica, abordando sobre as demandas das diferentes áreas da política educacional da Bahia.

De acordo com a diretora geral do IAT, Cybele Amado, o Fórum é um espaço de contribuições para o desenvolvimento e formação dos profissionais da educação. “Esse material apresentado hoje pode nos auxiliar para fazer uma produção que nos organize na perspectiva do que esperamos e com esse encontro poderemos desenvolver diretrizes para um novo plano de formação”,  declarou Cybele.

A representante do Fórum da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Márcia Rangel, apresentou projetos estratégicos  e citou possíveis ações a exemplo do Diagnóstico das Competências Digitais e Pedagógicas e de Gestão no âmbito da Secretaria de Educação e unidades escolares, o mapeamento da Oferta de Cursos do Programa UAB e das IPES na Bahia, programas de formação para gestores, educadores e coordenadores pedagógicos entre outras. “Nesse plano, focamos e elaboramos propostas que fossem abrangentes para que atendesse a todos. Nos espelhamos em outros planos e retiramos pontos que são de relevância e identificação com a nossa realidade” contou.

Representando o Fórum Estadual de Educação (FEEBA), Alessandra Assis,  trouxe a importância das reuniões e encontros do Forprof para educação. “Aqui no Forprof temos a possibilidade de estar com todas as instituições e coordenadores de programas, é um espaço que tem um potencial muito grande pra gente pensar como fazer e organizar de forma articulada a formação dos profissionais do estado”, declarou Alessandra.

Apresentando sugestões de formações, Mônica Torres, representando a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), destacou a importação de capacitação para os profissionais.  “Podemos pensar em varias possibilidades, uma delas é uma segunda licenciatura, isso é um desafio importante que precisa ser dialogado com as secretarias municipais, e até mesmo com a secretaria estadual em termos e demandas de formação” acrescentou.

Forprof
O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof-BA) é um órgão que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e tem por finalidade organizar, em regime de colaboração entre a União, o Estado e os Municípios da Bahia, a formação inicial e continuada de professores das escolas públicas. É composto por nove Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) - UESC, UESB, UEFS, UNEB, UFBA, UFRB, Univasf, IFBA e IFBaiano, além de parceiros como a UNDIME, UNCME, Conselho Estadual de Educação, entre outros