Formação entre SEC e Fundação Vivo contempla mais de 700 educadores e técnicos durante a pandemia

Palavras-chave:

Mais de 700 educadores e técnicos da rede estadual de ensino participaram do Módulo de Atualização Projeto de Vida, que foi ofertado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Fundação Telefônica Vivo, durante a pandemia do novo Coronavírus. Nesta segunda-feira (21) foi feita uma análise da ação, cujos conteúdos se articulam com as realidades escolares e pedagógicas e visam, ainda, apoiar a  implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As aulas do 1º Módulo de Atualização Projeto de Vida iniciaram no dia 25 de maio e encerraram no último dia 14 de dezembro. O conteúdo foi organizado por eixos: Formação, Currículo, Monitoramento e Avaliação e buscou ampliar o repertório dos professores que ministram o componente curricular Projeto de Vida e Cidadania no Ensino Médio, na Educação Integral e na Educação Profissional e Tecnológica.

Por causa da pandemia, a formação aconteceu totalmente on-line, em duas etapas, através da Plataforma Escolas Conectadas, e por  meio do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da SEC, alcançando  participantes de 501 escolas.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que a formação ajudou a quebrar paradigmas. "A atividade foi bem-sucedida e temos que compreender, com maior profundidade, como se deu este processo, se foi o tema ou a metodologia utilizada que atraiu os educadores, para que possamos aperfeiçoar as formações. Com um cenário que se estendeu de forma que não esperávamos em 2020, vamos ter que repensar a forma como a escola funciona e será um desafio universalizar esta prática na educação baiana, também dialogando com as universidades", destacou.

Luciana Scuarcialupi, coordenadora da Fundação Telefônica VIVO, destacou o interesse dos participantes. "Na primeira etapa, tivemos 85,5% de concluintes, sendo 673 professores e 62 técnicos. Já na segunda, tivemos 61,2% de concluintes, que se dividiram em 415 professores e 20 técnicos. Um engajamento gigantesco que elevou nossos parâmetros. De acordo com a nossa pesquisa, mesmo 70,45% já terem realizado atividades de Projeto de Vida com os estudantes, 90% não haviam passado por uma formação. O que demonstra a importância do Módulo de Atualização".

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou sobre novas perspectivas. "A proposta é aprimorarmos, ainda mais, o projeto para 2021".

No encontro também estiveram presentes o subsecretário da Educação, Danilo Souza, e o analista de projetos sociais da Fundação Telefônica VIVO, Tiago Torres, além de equipes técnicas.

Notícias Relacionadas