Formação a distância ensina programação para educadores com uso das plataformas Scratch e Arduíno

Palavras-chave:
O Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) em parceria com a empresa LSI-Tec da Universidade de São Paulo (USP), realiza nos dias 3, 10, 24 e 31 de outubro a Code Week, uma formação à distância que ensinará programação para educadores do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de Escolas Públicas através das plataformas Scratch e Arduíno.
 
 
Nos dias 3 e 10 de outubro acontecem atividades sobre o Scratch e nos dias 24 e 31 de outubro acontecem as do Arduíno. Todas as aulas terão 3h de duração, nas quais serão abordados conteúdos ligados à tecnologia e estratégias voltadas para o trabalho com estudantes, considerando as condições atuais de distanciamento na educação. 
 
Para se inscrever, basta preencher o formulário através do endereço https://naescola.codeiot.org.br/codeday/ até o dia 30/09/2020 e aguardar a confirmação de participação que será encaminhada por e-mail. Ao final das oficinas todos professores receberão certificado.
 
Segundo Iuri Rubim, diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, essa formação trará transformação e pode ser utilizada de formas diferentes em diversas disciplinas trazendo novos conhecimentos. “A Code Week é uma oportunidade para os educadores baianos se aproximarem do universo ligado à programação e aprenderem a lidar com novas ferramentas. É uma excelente imersão para diversificar as possibilidades de abordagens nas aulas que eles oferecem” comentou. 
 
“As aulas serão na plataforma Code IOT. Lá estão os cursos online e as pessoas do Brasil e do mundo que quiserem participar é só se inscrever. Adaptamos o curso devido ao momento de pandemia e para acompanhar as aulas, é só ter um computador com acesso à Internet” explicou Nathan Rabinov, pesquisador da LSI-Tec.
 
O Code Week são formações desenvolvidas para trabalhar as possibilidades pedagógicas da internet em sala de aula de forma prática. Esta formação “mão na massa” é complementar ao curso gratuito sobre Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) em inglês, que é um conceito tecnológico que usa a internet para ligar, integrar e interagir com objetos da vida cotidiana à distância, conectados à rede, que se comunicam entre si e com seres humanos.

Notícias Relacionadas