Formação Continuada será pauta de live do Observatório de Educação Básica

Com o objetivo de discutir sobre as transformações e novas ações educacionais no período de pandemia, o Observatório de Educação Básica da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), realiza nesta sexta-feira (7), às 17h,  a live com o tema “Formação Continuada: Reflexões sobre práticas educacionais em ambiente remotos”, no canal do PPGESA no Youtube.

A transmissão contará com a participação da diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira e dos formadores do Territórios de Identidade do Sertão do São Francisco - NTE 10, Nazarete Mariano, Mábio Dutra, Adriana Lucia Ramos e Alessandra Pacheco e do técnico, Evilomar Oliveira. No encontro virtual serão discutidos os desafios de uma formação continuada em ambiente remoto, a interação remota entre os pares, atividades online, reflexões, instrumentos, acompanhamento e visitas virtuais  nas escolas e as expectativas dos possíveis resultados para educação.

“Iremos tratar, precisamente, da Formação Continuada, que era presencial e agora foi migrado para o remoto, e como se deu esse processo. Também abordaremos como a SEC e o IAT pensaram em um modelo para que atendesse educadores da rede estadual e municipais, levando em conta a cultura escolar e as práticas de letramento”, explicou Nazarete.

Segundo Nazarete, a atividade surgiu a partir de uma pesquisa desenvolvida no Observatório de Escrita,  do Campus 3 da Uneb, em Juazeiro. A pesquisa teve como base dados coletados através de perguntas feitas aos pais, estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas sobre a cultura escolar em domicílio no tempo de pandemia e as práticas de letramento. Através deste processo, e das experiencias dos convidados em formação continuada, a Uneb, criou o quadro de lives voltado para educação básica, que será lançado nesta sexta-feira e tem a coordenação do professor Cosme Batista.