Formação Continuada e Tecnologias na Educação são temas abordados na Pré-Jornada Pedagógica

Escutar, acolher e cuidar. A tríade que sustenta o trabalho da Formação Continuada Territorial norteou a apresentação da diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira, durante a Pré-Jornada Pedagógica, realizada nesta quinta-feira (4), no canal da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Youtube (youtube.com/educacaobahia1). A gestora apresentou o planejamento da Formação Continuada do IAT e trouxe, também, outras ações propostas pelo Instituto para 2021.

O desenho do Plano de Formação Continuada Territorial, nasce de uma escuta, realizada com educadores das redes estadual e municipais, ainda em 2019. "Entendemos que para desenvolver um trabalho dessa grandeza é preciso ouvir", enfatizou Cybele. Além da escuta, depois foi preciso acolher os educadores e cuidar das pessoas e do trabalho formativo. "Cuidar é conteúdo. Nós vimos isso na formação no ano passado, como foi preciso cuidar das aprendizagens, dos estudantes e dos educadores. Cuidar é conteúdo, a ser aprendido, a ser vivido".

O Plano de Formação Continuada Territorial tem contempla os coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipes das redes municipais e estadual, com foco naqueles que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio. "A formação continuada tem como concepção o contexto profissional. Nosso esforço é entender esse contexto para atuarmos de maneira interventiva sempre pensando nos nossos estudantes", disse Michelli.

A Formação Continuada é realizada em regime de colaboração com os municípios e conta com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Itaú Social.

Tecnologias na Educação

Durante a apresentação, o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim, trouxe as novidades de sua área para os profissionais da educação.  A primeira delas é a abertura de inscrições para a Formação Continuada em Tecnologias na Educação, que traz dois cursos voltados para professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipes técnicas; Produção de Vìdeos Online e Ferramentas Digitais na Educação.

"Iremos iniciar as inscrições nesta sexta-feira e começaremos as atividades no dia 15 de março", informou Rubim. Ainda de acordo com o diretor, as formações acontecem nos meses de março, abril e maio.

Para fazer as inscrições, o educador deverá acessar o site inscricaoonlineiat.educacao.ba.gov.br e fazer o cadastro. Caso já tenha feito o cadastro, é só acessar com o login (CPF) e senha e selecionar qual formação irá cursar. As inscrições permanecem abertas até o dia 11 de março. “É o nosso papel dar esse apoio e oferecer opções e alternativas tanto no campo ferramentas digitais quanto na produção de aulas online e isso apresentar um leque de opções para os educadores criar as suas aulas”, finalizou Iuri.