Exposição científica

Palavras-chave:


O Instituto Anísio Teixeira convida os municípios da Bahia a participarem da Feira de Ciências da Bahia, que acontece na semana nacional de Ciências e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Educação - MEC, em outubro de 2011. Conheça o projeto AQUI.

A ação visa sensibilizar a comunidade escolar para o ensino das ciências, através da metodologia experimental, da reprodução dos fenômenos da natureza e da busca de soluções para problemas contemporâneos.

Segundo Jeudy Aragão, coordenador da Diretoria de Formação e Educação Experimental – DIRFE/IAT, a Feira estimula o gosto pela pesquisa e investigação como trajetória do aprendizado, superando o ensino expositivo e compartimentalizado, além de realizar a divulgação científica através de palestras e oficinas. "É um espaço de exposição científica, para a troca e intercâmbio cultural entre as escolas, que impulsiona a criação e estruturação da pesquisa na Educação Básica”, diz.

A Feira deve abordar a história e o desenvolvimento da ciência, do pensamento e do método científico em diversas culturas e em tempos e espaços distintos: no Oriente Médio, na China, na África, nas civilizações americanas pré-colombianas e na Europa. Além disso, é imprescindível estabelecer as relações entre ciência e tecnologia, numa perspectiva universal e local/regional.

A atividade tem ainda como objetivo incentivar a cooperação para o fortalecimento de uma rede de pesquisadores juniores e seus orientadores. A rede se articula com as coordenações pedagógicas das escolas e a Superintendência da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SUDEB) para atualizar e aprimorar o currículo escolar. A rede de educadores em ciências, a ser criada durante e após a Feira de Ciências da Bahia, será vinculada ao IAT para solicitar formações de professores necessárias à prática inovadora do ensino de ciências através da experimentação.

Para concretizar essa ação e estabelecer a parceria entre o município e o IAT, os representantes da educação de cada município deve assinar o Termo de Adesão em três vias, disponível AQUI, atestando o interesse em cumprir os requisitos necessários para participar. 

Notícias Relacionadas