Experiências do Emitec serão apresentadas em Congresso Internacional de Educação a Distância

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mais de 19 mil estudantes que moram em áreas remotas da Bahia estão fazendo o ensino médio, em salas de aulas instaladas perto dos locais onde moram. Isso é possível graças ao programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado Bahia. Aulas são transmitidas em tempo real, via satélite, a partir de estúdios de TV instalados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. A experiência, que já beneficiou 61.717 estudantes, desde quando o Emitec foi implantado em 2010, ganha projeção e será apresentada no 21° Congresso Internacional de Educação a Distância (Ciaed), de 25 a 29 de outubro, em Bento Gonçalves (RS).

O congresso busca promover a reflexão e a socialização de políticas e práticas inovadoras para inovadoras para a educação mediada pela tecnologia. O Emitec possui uma dinâmica diferenciada com aulas transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado. Nas telessalas, os alunos contam com a presença de professores mediadores, que fazem a interlocução de dúvidas para os professores em estúdio e aplicam as avaliações, que são por área e interdisciplinares. A comunicação também é realizada via chat em tempo real. Graças a esta tecnologia, o Emitec já chega a 414 localidades, de 150 municípios da Bahia, Estado com maior população rural do País, com cerca de 3 milhões de habitantes, segundo o IBGE.

A coordenadora do Emitec, Letícia Machado, disse que uma das experiências que serão apresentadas no congresso, está o trabalho de Intermediação Tecnológica para inclusão educacional no Conjunto Penal de Serrinha. O projeto, que funcionou de 2011 a 2014, contemplou mais de 200 estudantes internos do conjunto penal, com as aulas do Emitec. Na ocasião, também será lançado o livro Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas – volume 3. “Este volume faz referência aos trabalhos desenvolvidos pelos professores no ano de 2014. É uma iniciativa do programa, por considerar importante e significativa a disseminação de trabalhos exitosos realizados pelo Emitec”, explicou Letícia.

Notícias Relacionadas