Etapa de construção colaborativa do Plano de Formação Continuada é apresentada ao CEE

A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, apresentou nesta segunda-feira (20/05), a dinâmica e os resultados obtidos durante a etapa de escuta e escrita para construção colaborativa do Plano de Formação Continuada dos Profissionais da Educação aos membros do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), em reunião realizada na sede do CEE, em Salvador.

A gestora do IAT, órgão que integra estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), pontuou que esta etapa alcançou todos os Territórios de Identidade, por meio de 11 polos formativos, ouvindo 2488 profissionais da educação, entre professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). “Fomos a todos estes polos, ouvir, discutir e construir, junto com essa rede, a proposta do Plano de Formação Continuada”, disse.

Cybele Amado também mostrou aos conselheiros as sínteses das escutas feitas, elencando conquistas e desafios postos pelos educadores e as próximas etapas para a formação. “Ainda esta semana estaremos divulgando um edital para seleção de formadores e nossa expectativa é de já começar a formação no início de junho”, completou.

A presidente do CEE, Anatércia Contreiras, agradeceu a presença da dirigente do IAT, a abertura do diálogo do Instituto com o Conselho e também a cessão de espaços do IAT para atividades do CEE. “Considero o Instituto Anísio Teixeira de grande importância para a educação. Agradeço a sua disponibilidade de vir e se colocar diante deste conselho, mesmo com pouco tempo de sua chegada, o que exige um exercício de modéstia de quem está realmente se abrindo para o diálogo. O que nos couber, o CEE está sempre à disposição para contribuir com o IAT”, afirmou a presidente.

A reunião ainda contou com a participação da superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, que aproveitou para abrir o diálogo com o CEE, sobre a elaboração do Currículo Bahia e algumas ações da Superintendência. "Estamos na perspectiva do diálogo e de construção junto ao Conselho. É um momento feliz e importante, mas que precisamos avançar, para que este documento possa cumprir seu papel referencial para a construção do que vem adiante. Queremos chegar a 2021, com as escolas tendo o seus projetos políticos-pedagógicos arrumados. É uma missão arrojada", completou a superintendente.

Fonte: Ascom/IAT