Estudantes e educadores participam de formação em audiovisual Memórias e identidades

Estudantes e educadores da rede estadual de ensino participaram nesta segunda-feira (04/05) da atividade de abertura do curso de formação em audiovisual Memórias e identidades. O evento, realizado no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, em Salvador, trouxe a palestra do professor José Roberto Severino (Facom-Ufba) e buscou incentivar a produção audiovisual estudantil.

Realizada pela Rede Anísio Teixeira (Rede AT), em parceria com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura e a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Estado da Bahia (Facom-Ufba), a formação busca fazer com que o estudante tenha o olhar voltado para a valorização das suas culturas e das realidades das comunidades onde moram ou estudam, através da oferta de formações práticas para a produção de vídeos. “Queremos estimular a curiosidade sobre a construção de um vídeo, que é a transformação de um pensamento em realidade, além de ser um trabalho coletivo”, explica a educadora da Rede Anísio Teixeira, Maria de Fátima Coelho.

Para o professor José Roberto, essa aproximação da escola é intencional e  acredita  que a escola seja uma espécie de núcleo cultural, sendo o audiovisual uma linguagem importante no processo de ensino e de aprendizagem. “A palestra é uma sensibilização para os estudantes e professores. Lançamos uma reflexão sobre o lugar que o audiovisual ocupa na vida das pessoas e sua importância em sala de aula”, explana José Roberto Severino.

A formação ocorrerá entre maio e junho, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), em Salvador, e terá carga horária total de 40 horas. Toda a ação será mediada por professores da Ufba. Ao final do projeto será realizada uma mostra com os produtos audiovisuais, que também serão disponibilizados no Ambiente Educacional Web do Portal da Educação (ambiente.educacao.ba.gov.br).

Notícias Relacionadas