Estudantes baianos participam da 67ª Reunião Anual da SBPC

Palavras-chave:
Premiados na 4ª Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), com o “Projeto Xadrez – Ferramenta Pedagógica na Matemática”, os estudantes do Colégio Estadual Wilson Lins, da cidade de Valente, participarão da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo
 
O projeto, desenvolvido pelos estudantes Bruno Araujo e Robson dos Santos, e orientado pelo professor Adaltro José Silva, tem o objetivo de criar uma cultura de utilização e inclusão de jogos como o xadrez como forma de desenvolvimento interativo, participativo e organizacional, garantindo, não só, a construção do conhecimento científico, mas também a versatilidade, criatividade e soluções de problemas, desenvolvendo habilidades e competências intelectuais e comportamentais.
 
Para o professor Adaltro Silva, participar de eventos como este é dar ao estudante uma forma diferente de aprendizado. “Não é como uma simples leitura de livro que o estudante decora e responde em uma prova. Este tipo de aprendizagem tem vínculo direto com a prática”, conclui o professor.
 
O estudante Robson dos Santos exibe a felicidade em poder representar a Bahia na feira nacional, que reúne os melhores de cada estado. “Queremos poder levar esse projeto para que outros alunos também possam aprender matemática de maneira fácil, por meio do xadrez. É muito gratificante saber que o nosso projeto vai ser visto por estudantes de outros estados”. 
 
“Além de manter o contato com estudantes de outros estados e da troca de informações, onde podemos conhecer outras culturas e enriquecer o nosso aprendizado, participar de eventos como esse é muito importante para o estudante que ainda está definindo a sua formação profissional”, ressaltou o estudante Bruno Araújo.
 
A SBPC - É uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
 
Feciba - Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), se tornou um espaço de exposição científica e intercâmbio cultural entre as escolas, por meio do compartilhamento de experiências dos estudantes, orientadas pelos docentes com o objetivo de estimular a criação e a estruturação da pesquisa científica na Educação Básica.
 

Notícias Relacionadas