Estão abertas as inscrições para o curso A Física é o Cotidiano

Palavras-chave:

Estão abertas  as inscrições de 15 a 25 de julho de 2011 para o curso A Física é o Cotidiano. São 132 vagas ofertadas sendo 4 vagas por direc para professores de Física de todas as regiões do Estado da Bahia. O objetivo geral do curso é formar professores de Física da Rede Estadual de Ensino para o uso dos conteúdos digitais educacionais do Projeto “A Física e o Cotidiano”.

O curso leva o mesmo nome do projeto “A Física e o Cotidiano”  que possui conteúdos de física, aplicados ao cotidiano do professor e conta com 41 softwares, 13 vídeos, 11 áudios e 30 experimentos que apoiarão o professor de física na sala de aula, além de promover a interatividade e a experimentação por parte dos alunos. Os conteúdos digitais do projeto estão disponíveis em: http://www.educacao.ba.gov.br/fisicaecotidiano/.

O curso ainda tem por objetivo demonstrar as possibilidades de utilização dos conteúdos digitais em Física, de forma contextualizada, utilizar os conteúdos digitais no cotidiano da escola, socializar a dinâmica de utilização dos conteúdos digitais nas escolas e o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e fomentar o uso de softwares livres na Educação.

O curso terá quatro etapas com encontros presenciais e a distância através do ambiente Moodle e do site “A Física e o Cotidiano”. Cada encontro terá uma carga horária de 8 horas, sendo que 4h por videoconferência e as outras 4h será para interação com os conteúdos digitais nos laboratórios de informática dos NTE. A carga horária total dos encontros presenciais será 32 horas, ao passo que a carga horária on-line será distribuída em atividades que contam com 6 horas semanais, totalizam 48 horas. Desta maneira, o curso contará com 80 horas, distribuídas em 2 meses de atividades.

Os professores de física que participarem do curso poderão interagir com os conteúdos digitais, aplicá-los em sala de aula, propor novas aplicações para as mídias e socializar suas experiências com outros professores participantes do curso.  Essa experimentação busca possibilitar aos estudantes a compreensão da aplicabilidade desta área do conhecimento em seu cotidiano, de forma lúdica e contextualizada, assim como informações relevantes sobre os resultados obtidos por parte dos professores acerca deste processo de formação.

O projeto “A Física e o Cotidiano” foi desenvolvido pela  Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério de Ciências e Tecnologia – MCT e o Governo Federal.



Confira a programação do curso abaixo:

- Primeira etapa temas que serão abordados:
1- O que é Física;
2- Mecânica.
Data: 15 de agosto / Carga Horária: 20h

- Segunda etapa temas que serão abordados:
3- Termodinâmica;
4- Eletromagnetismo.
Data: 02 de setembro / Carga Horária: 20h

- Terceira etapa temas que serão abordados:
5- Ondas;
6- Gravitação.
Data: 16 de setembro / Carga Horária: 20h

- Quarta etapa temas que serão abordados:
7- Óptica;
8- Física Moderna
Data: 30 de setembro / Carga Horária: 20h

Notícias Relacionadas