Enoturismo é tema abordado no programa Conexões deste sábado

Palavras-chave:
A edição do programa Conexões – Estações do Saber, deste sábado (6), abordou o tema "Enoturismo: o terroir da uva e do vinho no Vale do São Francisco". A iniciativa é realizada pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O programa contou com a participação de técnicos de duas vinícolas localizadas na Bahia e em Pernambuco, que abordaram sobre o processo de cultivo de uvas de mesa e de uvas para produção de vinhos e sucos. As entrevistas foram comandadas pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa. 
 
O gestor de enoturismo, Tobias Melo, abordou sobre a atividade, que consiste em uma viagem turística para a apreciação de vinhos em vinícolas. "O enoturismo tem sido um segmento que vem crescendo bastante nos últimos anos devido à curiosidade das pessoas em conhecer como é feito o vinho, o espumante, além da produção de uvas", afirmou. 
 
Já Robson Costa fez um panorama dos temas abordados. "No programa de hoje fizemos um grande passeio para conhecer o arranjo produtivo da uva e do vinho no Vale do São Francisco. Mostramos os parreirais das vinícolas Rio Sol, em Pernambuco, e a Miolo, na Bahia, além dos tipos de uvas, manejo e a produção do vinho em toda a sua dimensão.Também, mostramos o Rio São Francisco como grande vetor de desenvolvimento", destacou. 
 
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

Notícias Relacionadas