Encontro de articuladores da Educação Integral discute currículo integrado

Até esta terça-feira (24/03), professores articuladores do Programa Estadual de Educação Integral (Proei) estarão reunidos no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, para alinhar as ações do programa para o ano letivo de 2015. A reunião técnica tem, como principal objetivo, tratar da implantação do currículo integrado, que garante um maior tempo de permanência dos estudantes na unidade escolar.

De acordo com a coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, com o currículo integrado, as aulas do currículo regular e diversificado serão realizadas no turno diurno. “Desta forma, ampliamos o tempo e o espaço do estudante na escola, fazendo com que ele permaneça, no mínimo, sete horas na unidade escolar. É possível perceber, nas escolas de ensino fundamental, um aumento nos números das matrículas. O resultado do nosso trabalho está no prazer dos estudantes em permanecer na escola por mais tempo, e o nosso grande desafio é fazer desta escola um lugar atraente”, explica Rowenna Brito.

“O encontro tem o objetivo de fortalecer a educação integral, para que, assim, possamos formar o ser humano de forma integral”, relata Ilana Rodrigues, articuladora do Proei. Para o articulador Claudio Farias, o encontro é importante para fazer um alinhamento de ações. “Este é o momento de evidenciar as conquistas que foram realizadas e traçar metas no sentido de qualificar, ainda mais, o ensino integral”, disse.

Proei – O Programa Estadual de Educação Integral foi implantado em 2013 e, hoje, atende a 60 escolas de tempo integral, distribuídos em 21 municípios. O Proei é ofertado para o ensino fundamental II e ensino médio, 1º e 2° ano.