EMITec é destaque nacional por proposta inovadora

O projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, conquistou, na última segunda-feira (10/09), o 3º lugar na Categoria Inovação do Prêmio de Excelência ABED Pearson em EaD.

A iniciativa se destacou por inovar na oferta de educação básica a distância na rede estadual, e por contar com sistemas diferenciados de avaliação para os estudantes, com atividades extraclasse baseadas no cotidiano de suas comunidades.

“Apresentamos para a ABED um memorial pedagógico descritivo, com todas as informações importantes do EMITec, assim como vídeos das aulas e atividades realizadas. Acredito que o programa se destaca, justamente, pelo caráter inovador, com a oferta educação básica para localidades bem remotas, através do ensino a distância.O prêmio também é importante, pois, com ele, percebemos ainda mais que realmente estamos no caminho certo”, disse Letícia Machado, coordenadora do EMITec.

O projeto vai receber como incentivo um netbook ou tablet, além de uma credencial para participar do 18º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, que acontece entre os dias 23 a 26 de setembro, no Maranhão. O evento também vai contar com apresentação especial sobre o EMITec na programação oficial. A premiação vai acontecer na abertura do congresso, no dia 23, às 18h30. O prêmio é oferecido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e pela Pearson Education Brasil, empresa de soluções educacionais.

Alternativa pedagógica – O EMITec atende, atualmente, a 14.649 estudantes, em 146 municípios. O projeto se constitui como alternativa pedagógica para articular para os alunos o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as transmissões de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.
 

Notícias Relacionadas