Educadores socializam experiências pedagógicas nos Seminários Territoriais de Formação Continuada

As práticas pedagógicas de educadores, dirigentes escolares deram tônica nos Seminários Territoriais da Formação Continuada – Saberes e Fazeres, que aconteceram durante esta semana em Ipirá (2/12), Santo Antônio de Jesus (3/12) e Barreiras (4/12). Os encontros reuniram também estudantes e gestores dos Núcleos Territoriais de Educação de oito Territórios de Identidade da Bahia (Bacia do Jacuípe, Piemonte do Paraguaçu, Vale do Jiquiriçá, Baixo Sul, Recôncavo, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande e Velho Chico).

A qualificação da Atividade Complementar (AC) como espaço de Formação nas unidades escolares, as avaliações, o Conselho de Classe e projetos de leitura foram algumas das temáticas apresentadas nos seminários a partir da Formação Continuada proposta pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), órgão que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Seminários Territoriais

A diretora geral do IAT, Cybele Amado, comemorou os resultados. “É extremamente gratificante ver que a formação continuada está fazendo diferença nas escolas e contribuindo para o ensino aprendizagem dos estudantes da nossa Bahia”, afirmou. Comentou também, que a partir do compartilhamento das experiências exitosas, é possível planejar e propor intervenções. Os próximos acontecem em Juazeiro (11/12) e Irecê (12/12).

Para a coordenadora pedagógica, Alane Carvalho, do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas de São José do Jacuípe, que junto com a gestora escolar, Núbia Oliveira, trouxe a experiência do Conselho de Classe, a formação tem contribuído no fortalecimento do trabalho desenvolvido na escola. “A partir das discussões, das trocas, do conhecer a realidade do outro, nos fortalecemos e aparamos as arestas, adequamos, aprimoramos e acredito que conseguimos os melhores resultados”, afirmou. A gestora Núbia acrescenta que o Conselho de Classe foi incrementado a partir da formação. “A concepção de formar é continuada, nós sentíamos necessidade disso”, observou.

“A formação veio num momento muito importante para a rede estadual. Foi uma formação construída de forma democrática, pois foi feita uma escuta, nossas demandas e anseios foram ouvidos. Hoje ela nos dá um Norte, ajuda a nossa prática, nos orienta quanto o espaço das Atividades Complementares junto aos professores, que as escolas já realizavam, mas que a gente precisava concretizar, fazer melhor”, afirmou Isabel Geanne Felisbela Neves Ribeiro, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Papa João Paulo I, de Brotas de Macaúbas.

Secretários municipais acompanham seminários
Secretários municipais de educação e representantes de Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Serra Preta, São José do Jacuípe, Quixabeira, Várzea do Poço, Pintadas, Itaberaba, Mundo Novo, Rui Barbosa, Santo Antônio de Jesus, Catolandia, São  Desidério,  Correntina, Cristopolis, Luís  Eduardo, Formosa de Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Buritirama, Wanderley, Ibotirama, Barreiras e Baianópolis acompanharam os Seminários, em seus Polos. A secretária de educação de Baixa Grande, Rejane Miranda, prestigiou a atividade e destacou a expectativa com a formação continuada em Regime de Colaboração. “Se fizermos sozinhos no município e o estado fizer sozinho, não vamos avançar o que precisamos”.

Formação Continuada
Por meio do IAT, a Secretaria da Educação está promovendo a Formação Continuada de diretores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino, além das equipes técnicas dos NTE. Esta ação tem como foco o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, em especial os que estão entre o 6º e o 9º ano. Esta ação alcança cerca de 2,3 mil profissionais da educação. Mas, o número já tende a aumentar após o início da Formação Continuada para os municípios em Regime de Colaboração. A expectativa é alcançar cerca de 6 mil profissionais da educação. Em 2020 a Formação Continuada chegará, também, a todos os professores via Educação a Distância (EaD).