Educadores podem incentivar o uso responsável da internet

Palavras-chave:

Nesta terça-feira (10/02), comemora-se o Dia da Internet segura, uma ação anual que mobiliza mais de 85 países para promover o uso seguro e responsável da internet. Esse ano, o tema da campanha é “Vamos criar uma internet melhor juntos”.

No Brasil, essa campanha foi capitaneada pela ONG SaferNet, com a ajuda de alguns parceiros, como o Governo do Estado da Bahia. O Dia da Internet Segura é uma data para ser trabalhada, também, em sala de aula. Portanto, é importante que todo professor participe do projeto e seja um aliado para a promoção e conscientização dos direitos e deveres virtuais, além de orientar seu aluno para a utilização da internet de forma responsável e segura. No site da SaferNet estão disponíveis  vídeos, jogos e  desenhos  que orientam o uso da internet e proteção em rede.

SaferNet Brasil - É uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa ou racial. Fundada em 20 de dezembro de 2005 por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em direito, a organização surgiu para materializar ações concebidas ao longo de 2004 e 2005, quando os fundadores desenvolveram pesquisas e projetos sociais voltados para o combate à pornografia infantil na internet brasileira.

Por meio do diálogo permanente, a SaferNet Brasil conduz as ações em busca de soluções compartilhadas com os diversos atores da sociedade civil, da indústria de internet, do Governo Federal, do Ministério Público Federal, do Congresso Nacional e das autoridades policiais. Seu ideal é transformar a rede mundial de computadores em um ambiente ético e responsável, que permita às crianças, jovens e adultos criarem, desenvolverem e ampliarem relações sociais, conhecimentos e exercerem a plena cidadania com segurança e tranquilidade.

Confira algumas dicas de internet segura no site  do professor web

 

Notícias Relacionadas