Educadores participam de Colóquio do Ensino de Filosofia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, juntamente com a Coordenação de Apoio de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), patrocina o I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia, sob o tema O que queremos com o filosofar na educação básica? O encontro, que acontece nos dias 1º a 3 de dezembro, na Fundação Luís Eduardo Magalhães e na Faculdade de Educação da Ufba, visa à troca de experiências entre pesquisadores nacionais e internacionais, com reconhecida produção no campo do ensino de filosofia, e professores da educação básica.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas, pelo Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar do Conhecimento (DMMDC) e pela Coordenação do Ensino Médio da Secretaria da Educação, o evento foi pensado com o propósito de reunir, também, estudantes de pós-graduação e graduação e outros interessados em discutir problemas em torno do ensino de filosofia na educação básica, incluindo o papel da universidade, da escola e dos seus atores nesse processo.

O colóquio contará, ainda, com a participação de representantes das Secretaria da Educação do Estado. “O MEC já sinalizou a oferta de especialização de filosofia para 2012 para o Estado da Bahia”, adiantou o coordenador do Ensino Médio, Gilson Lima.

Professores da rede – Estarão presentes cerca de 400 pessoas e a expectativa da Secretaria da Educação é que 200 professores da rede estadual participem. Os docentes interessados podem se inscrever, gratuitamente, no site http://coloquiofilosofarnaeducacaobasica.blogspot.com/p/programacao.htm.  O cadastro será validado pela Secretaria da Educação.

O I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia tem o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). Programação completa do evento, entre outras informações, pode ser conferida no blog do colóquio.