Educadores já podem se inscrever para residências de aprendizagem criativa da Secretaria da Educação

Educadores de toda a Bahia e de outros estados já podem se inscrever para as Residências Online de Aprendizagem Criativa. A ação, pioneira no país, foi lançada nesta terça-feira (21) pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e tem como objetivo fomentar as iniciativas de educadores em aprendizagem criativa. A expectativa é que as práticas formuladas durante as residências alcancem entre 2400 e 4800 estudantes.
 
“Hoje a SEC e o IAT oferecem de forma aberta, transparente e carinhosa uma possibilidade de formação inovadora, e como já se fala, criativa. Nós encontramos nessa possibilidade de residência uma forma de unir pessoas e não perder o vínculo. É uma demonstração de fortalecimento do nosso vinculo com educadores, com estudantes, além de aperfeiçoar e elevar conhecimento” pontuou o Secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues. 
 
As inscrições para as residências de Aprendizagem Criativa devem ser feitas no Portal da Educação, no link educadores.educacao.ba.gov.br/aprendizagemcriativa, até às 14h, do dia 03 de agosto deste ano.  Os educadores que queiram participar da atividade deverão montar uma equipe com até quatro pessoas, sendo que uma deverá ser da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia. Serão selecionadas 15 equipes.
 
“É uma experiência inovadora com o foco na aprendizagem criativa. O princípio desse trabalho nos move muito, pois a residência da aprendizagem criativa favorece esse encontro de pares, essa colaboração entre os educadores do estado, do país, e até mesmo com os que estão fora do Brasil”, contou Cybele Amado de Oliveira, diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT).
 
De acordo com o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, as equipes serão selecionadas com base no critério de inovação e de identidade com a aprendizagem criativa. "Cada equipe terá oito sessões, de até 1h, com especialistas de todo o Brasil para poder criar e aprimorar atividades pedagógicas que posteriormente serão aplicadas nas escolas dos integrantes", informou o diretor, lembrando que as equipes que concluírem a residência serão certificadas.
 
As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa. “O nosso propósito é fazer uma formação inspirada nas residências artísticas e adaptamos para o online devido ao período de isolamento social.  Alguns educadores já tem um certo conhecimento nessa área e isso gera bons resultados", completou Iuri Rubim.

Notícias Relacionadas