Educadores falam sobre valorização da carreira com o concurso público

Palavras-chave:
Foto: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
A possibilidade de progredir na carreira, mediante formação continuada, e a estabilidade econômica, são alguns dos pontos apontados como dos mais significativos pelos professores e coordenadores pedagógicos, que estão tomando posse, após nomeação do concurso público realizado pelas secretarias da Educação e Administração do Estado. Este foi o primeiro certame de 40 horas realizado na rede estadual de ensino e os professores comemoram o momento pessoal e avaliam o concurso público como uma valorização do Estado com a carreira do profissional do magistério.
 
O professor de Teatro, Alex Muniz, falou da sua motivação para o ingresso na rede como professor efetivo. Ele destacou os projetos de arte e cultura que já são desenvolvidos no Estado, como Festival de Teatro Estudantil (FESTE) e disse que o concurso valoriza os profissionais da sua área. “Que bom a preocupação da Secretaria da Educação com as Artes, ainda mais em um cenário nacional adverso a isso. É um prestígio para nós, educadores, o reconhecimento do potencial do ensino das Artes na rede. Estou muito feliz, porque a gente corre atrás de uma coisa que é a segurança financeira e social, que é o básico para a nossa dignidade. Para nós, professores de Artes, sermos concursados e fazer o que gostamos, nos traz uma felicidade em trabalhar. Chegaremos às salas de aula ainda mais comprometidos e motivados. Vamos nos dedicar e potencializar estes projetos que já existem”, afirmou.
 
O colega e professor de Dança, André Chaves, também comemora a existência de projetos como o Escolas Culturais, que fomenta a arte a cultura nas escolas integrando e potencializando as distintas linguagens nas escolas e, principalmente, o fato de conquistar sua estabilidade profissional. “Estou muito feliz com o concurso principalmente para a gente que é de Artes. Vou chegar com muita vontade. Sabendo que existem estes projetos voltados para o protagonismo dos estudantes, isto já dá um respaldo para a gente, e só aumenta o nosso interesse e motivação para trabalhar com estes jovens”.
 
A professora de Língua Portuguesa, Ionara Paula Sampaio da Hora, foi a primeira colocada para Salvador. Com 12 anos de sala de aula, lecionando, inclusive, em escola particular, ela irá lecionar no Colégio Estadual Dionísio Cequeira, no Alto de Santa Cruz. Disse que a o concurso público é uma oportunidade que ela almejou enquanto educadora. “Eu sempre quis entrar na rede pública. Me formei na UNEB e me sentia na obrigação desta devolutiva para a sociedade. Foi muito significativo ser a primeira aprovada, ver meu nome na lista. Estou felicíssima e realizada, porque este concurso representa a estabilidade, de você não se sentir tão vulnerável. Temos uma perspectiva de seguir carreira, de ter um crescimento profissional”, atestou, ao acrescentar que irá visitar a escola para a qual foi locada e participará ativamente da Semana Pedagógica, que será realizada de 4 a 8 de fevereiro, em todas as escolas estaduais, para o planejamento do ano letivo 2019.

Notícias Relacionadas