Educadores discutem reformulação no currículo da Educação Profissional e Tecnológica

Fotos: Claudionor Jr

Monitores da Educação Profissional da rede estadual estão participando do “Encontro de Formação em Competências Socioemocionais”, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A ação, que acontece até quinta-feira (15), faz parte da formação continuada de educadores para a reformulação do currículo, com a implantação das disciplinas ‘Projeto de Vida’ e ‘Mundo do Trabalho’, no primeiro ano dos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI), visando qualificar, ainda mais, a formação dos estudantes.

Esta formação foi iniciada de forma piloto, em 2017, em duas unidades e a proposta é expandir para toda rede no ano letivo de 2018. Para tanto, a iniciativa contempla integrantes da coordenação de monitoramento da Educação Profissional e Tecnológica, que serão multiplicadores em todos os Territórios de Identidade, dando suporte aos professores. Essa ação é uma parceria com o Instituto Aliança e tem o foco na Educação Empreendedora.

O coordenador pedagógico do Instituto Aliança, Márcio Lupi, falou sobre a metodologia adotada. “Esse ano iremos realizar o desdobramento do monitoramento com a execução de dois componentes curriculares ‘Projeto de Vida’ e ‘Mundo do Trabalho’ em todo o Estado. O que percebemos é que essas disciplinas trazem uma nova dinâmica e uma forma nova de ver a rotina escolar, se tornando uma proposta para a escola como um todo e não apenas para a sala de aula”, ressaltou.

O pedagogo e monitor, Josimar Pereira, que vai atuar no Território de Identidade Semiárido Nordeste II, fala sobre o diferencial das duas novas disciplinas no currículo da Educação Profissional. “A gente percebe a necessidade de se discutir dentro do processo formativo qual a trajetória de vida destes estudantes que fazem parte destes cursos. E com a chegada destes dois componentes curriculares, a expectativa é que possam agregar valor a todas as atividades que vêm sendo desenvolvidas. O objetivo maior é a formação da dimensão humana para que os estudantes reencontrem com seus valores e suas potencialidades, desenvolvendo suas competências e habilidade. Deste modo, o aluno estará preparado para o mundo do trabalho, que inclui os desafios que encontramos, não só na produtividade, mas também o que encontramos dentro da sociedade”, relatou.