Educadores dialogam sobre processo de avaliação em Educação Inclusiva

Educadores da rede estadual e municipal participaram nesta segunda-feira (18) do encerramento do projeto Inclusão em Pauta deste ano, que teve como tema “O Processo de Avaliação na Perspectiva da Educação Inclusiva – diagnóstico e possibilidades de intervenção”. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), aconteceu na sede do IAT, em Salvador.

Palestras, depoimentos e rodas de conversa fizeram parte da programação do encontro. A coordenadora de Inclusão e Diversidade do IAT, Verena de Sá Villas Bôas, explica a escolha do tema para encerrar as atividades do projeto este ano. “Esse é o momento de falar especificamente sobre avaliação, depois de trabalharmos nos demais encontros sobre avaliação diagnóstica, plano de desenvolvimento individual e o processo de acompanhamento deste estudante com deficiência”. A coordenadora comenta também que ao longo da formação foi possível atender aproximadamente 570 educadores em todo o estado da Bahia. “Esperamos que no próximo ano possamos chegar ainda com mais força nos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), seguindo com um trabalho consistente e abrangente”, informou.

Para o professor José Augusto Almeida Argolo do Colégio Estadual Sátiro Dias, a formação contribuiu para formação pessoal e profissional. “Enquanto professor, me sinto muito mais preparado para receber estudantes com deficiência e me torna também mais preparado para ser um agente transformador na vida deste indivíduo”, observou.

A palestrante e psicopedagoga Genigleide Hora destaca que um dos principais pilares da avaliação na educação inclusiva é a característica que torna o indivíduo único. “Considero relevante os diferentes aspectos destas avaliações, seja processual, formativa ou somativa, contando com as especificidades de cada estudante. Penso que uma avaliação processual não diz respeito ao que o estudante fez com aquele teste, mas sim com as metodologias utilizadas”. Neste sentido, a psicopedagoga destaca a importância da formação e sensibilidade do profissional. “O professor que tem formação saberá como planejar, e, consequente, como avaliar”, concluiu.

De acordo com a diretora do CEEBA, Sidenise Estrelado, que também palestrou no evento, o objetivo da atividade é sobretudo refletir sobre o processo de avaliação da pessoa com deficiência. “Precisamos instrumentalizar o educador para que ele pense em um processo de avaliação justo para todos os estudantes”. A diretora salientou que outros aspectos devem ser observados além da nota. “Para nós que trabalhamos com estudante com deficiência, é necessário registrar o processo inicial deste sujeito, porque é a partir daí que é possível fazer o melhor planejamento, identificar instrumentos, estratégias metodológicas e mudanças necessárias para garantir o sucesso desta aprendizagem”, concluiu.

Sobre o Projeto - O Projeto Inclusão em Pauta integra a Formação Continuada dos Educadores, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Com objetivo de oferecer instrumentos pedagógicos da educação inclusiva para potencializar o processo de ensino aprendizagem, a atividade é desenvolvida durante o ano, em encontros mensais e temáticas diferenciadas para professores da rede estadual e municipal.