Educadores debatem sobre educação e gestão na contemporaneidade

Palavras-chave:
Com o tema "Novo FUNDEB: avanços, perspectivas e questões em aberto", foi realizada, nesta quinta-feira (27), a primeira palestra do evento on-line "Diálogos internacionais: educação, gestão e avaliação", promovido pelo Grupo de Pesquisa Núcleo de Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a iniciativa tem o objetivo de discutir assuntos que abordem o contexto atual sobre avaliação e gestão na educação.
 
O coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre a importância do debate na formação dos educadores. "O evento traz uma reflexão sobre temas que podem impactar na formação dos nossos educadores principalmente durante esses desafios que estão sendo postos pela pandemia. Devemos valorizar, ainda mais, essas intervenções e a SEC tem o compromisso de apoiar iniciativas como esta para os educadores da Educação Básica e do Ensino Superior", disse.
 
A professora Nalú Farenzena, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destacou, entre outros assuntos, o financiamento da Educação como política pública. "O financiamento público da Educação envolve decisões que se cruzam referenciais de política fiscal e de política educacional. E são demarcadas por regras institucionais de organização do Estado e do setor da Educação, bem como pelo jogo político mais amplo e setorial", afirmou.
 
O professor Jean Mário Araújo Costa, da SEC, ressaltou a importância de entender sobre a função redistributiva do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). "O objetivo foi discutirmos o novo FUNDEB como mecanismo de redistribuição de recursos revelando características, avanços e preocupações".
 
> Assista à palestra "Novo FUNDEB: avanços, perspectivas e questões em aberto": https://bit.ly/3jclxTc
 
> Para se inscrever nas próximas palestras e mais informações, acesse: https://bit.ly/3gAtu2C
 
> Veja a programação completa do evento: https://bit.ly/3b1ES6x

Notícias Relacionadas