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Educadores da rede estadual participam de Encontro Nacional de Educação STEAM
Sete (07) educadores da rede pública estadual de educação da Bahia participaram, entre os dias 23 e 27 de outubro, em São Paulo, do Encontro Nacional de Educação STEAM. O grupo, composto por professores do NTE 17, NTE 19, NTE 22 e NTE 26, foi acompanhado de integrantes da Diretoria de Inovação e Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira, órgão responsável pela condução STEAM+, projeto da Secretaria da Educação da Bahia que visa fomentar a participação de meninas e mulheres nos campos da Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Além disso, a participação do grupo, majoritariamente feminino, no Encontro Nacional de Educação STEAM busca fortalecer a presença das educadoras em áreas científicas e de atuação que historicamente apresentam grandes déficits de participação, indo ao encontro do objetivo principal do projeto STEAM+, desenvolvido pela Secretaria da Educação da Bahia.
“A vinda dos professores para um evento desta magnitude reforça os investimentos já feitos pela Secretaria da Educação para ampliação da abordagem STEAM na rede. Entendemos que a abordagem STEAM permite uma aproximação dos estudantes de forma crítica, criativa e lúdica das chamadas ciências mais duras. Permite que professores das áreas de linguagens também se utilizem da metodologia para trabalhar em sala de aula, a partir da curiosidade, da investigação, do investimento em uma postura protagonista. Durante Encontro Nacional de Educação STEAM, construímos um plano de ação e estudamos como viabilizá-lo para podermos ampliar nosso campo de ação dentro da educação científica e da abordagem STEAM”, explicou a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão, que participou do evento.
“A experiência de imersão no mundo STEAM, durante o Encontro Nacional de Educação STEAM, com tantos profissionais brilhantes, foi enriquecedora. Acompanhamos os relatos de pessoas incríveis que tiveram suas vidas transformadas através de projetos desenvolvidos em sala de aula com os alunos, o que nos fez refletir sobre a importância que de fato temos na vida de tantos estudantes e do impacto positivo que causamos nas vidas de cada um. Além disso, a equipe da Bahia, da qual fiz parte, com muito orgulho, esteve reunida e engajada na construção de um Plano de Ação Estadual que incentive a educação científica e tecnológica em todas as esferas da educação. Participar desse momento ímpar certamente mudará a minha vida, tanto profissionalmente quanto no âmbito pessoal. A metodologia STEAM tem me tornado uma professora melhor e certamente, um ser humano muito melhor também”, contou a professora Hevelynn Franco Martins.
Durante uma semana, as integrantes da delegação baiana foram expostas a ferramentas digitais e a metodologias de ensino inovadoras que têm por objetivo ajudá-las a fortalecer a educação pública e promover uma melhor preparação dos jovens brasileiros para o mercado de trabalho. Além do contato com as ferramentas, as educadoras participaram de atividades práticas e, interagindo com outros participantes da Bahia, prepararam um Plano de Ação para implantação no estado.
“O encontro reuniu 200 educadores dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal, o que nos permitiu ter acesso a uma diversidade muito grande de realidades. Tivemos professores da rede estadual, municipal, federal, gestores de escolas, secretarias de educação e centros juvenis. Foram educadores de diversas áreas do conhecimento, engajados em melhorar a qualidade da educação através da abordagem STEAM. A integração das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, sobretudo quando trabalhada com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, instiga os alunos a buscarem soluções para problemas reais, inserindo-os em discussões de relevância social para suas comunidades. Nestes dias aqui no evento, estivemos comprometidas em desenvolver um plano de ação que atenda às demandas da educação do século XXI no nosso estado, com estratégias de formação para professores e estudantes e incentivo à pesquisa na Educação Básica. Trata-se de um planejamento feito por pessoas que conhecem o chão da escola, por isso nossas expectativas de sucesso estão tão grandes”, destacou a professora Karla Pedroza.
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