Educadora de Vitória da Conquista vence etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil

A professora Elmara de Souza, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), no município de Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano, é uma das vencedoras da etapa estadual da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC). A premiação – que tem como objetivo reconhecer o trabalho dos educadores das redes públicas que contribuem para a qualidade da Educação Básica – se deu por conta do projeto Choice, do qual ela foi responsável pela orientação do trabalho realizado no CJCC pelos estudantes Luiz Borges, Felipe Souza e Tiago Silva. Trata-se de uma ferramenta digital de importante alcance e relevância sociais, que pode contribuir para jovens e adultos adotarem hábitos de vida mais saudáveis.

Elmara de Souza, que também é vice-diretora do Colégio Estadual Rafael Spínola Neto, em Vitória da Conquista, fala de sua surpresa e emoção ao vencer a primeira etapa do Prêmio Professores do Brasil. “Eu nem ia me inscrever no prêmio, mas fui incentivada pelo pessoal da coordenação do CJCC da Secretaria da Educação do Estado. Para a minha grande surpresa, o nosso projeto foi um dos vencedores. Estou muito emocionada com esta vitória que não é só minha, é dos estudantes e todas as pessoas envolvidas. Estou feliz por saber que o Choice foi responsável pela transformação na vida de tanta gente, dos estudantes, dos seus familiares. Agora, é torcer para passarmos na etapa regional do concurso”, diz.

Projeto vitorioso, com diversas premiações e participações ao longo do seu percurso iniciado em 2016 e finalizado em maio deste ano, o Choice é um jogo de cartas digitais interdisciplinar representativo no que se refere o potencial criativo dos estudantes da rede estadual. O jogo proporciona diversão e, ao mesmo tempo, funciona como uma ação educativa capaz de despertar nos alunos a consciência para o cuidado com a saúde, levando em conta que mais de 30% dos adolescentes brasileiros estão obesos ou com sobrepeso, fruto da má alimentação e do sedentarismo, como ressalta a professora premiada.

Choice
O projeto Choice já foi contemplado em importantes contextos, a exemplo do edital Tecnologias para a Educação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), do qual ficou em terceiro lugar, e da apresentação de artigo no congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC). O desafio do jogo interativo, explica o estudante Luiz Borges, é o participante fazer escolhas e avançar de fase, fazendo com que o jogador reflita sobre a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

O jogo tem 18 cartas digitais com perguntas sobre o comportamento do participante e, de acordo com o que ele vai respondendo – ‘sim’ ou ‘não’ –, o jogo indica se a saúde está melhorando ou piorando, através de indicadores, como, por exemplo, colesterol.

CJCC
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, contam, atualmente, com sedes em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, atendendo a quase 11 mil estudantes. As unidades são espaços dedicados à educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional, ampliando o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas.