Educacenso e Plataforma Paulo Freire - Inserção de demanda de formação de professores para 2014

Atenção! O calendário PARFOR Presencial já está disponível! Cadastre os seus professores na Plataforma Paulo Freire e no Educacenso e assegure o acesso desses docentes à formação em cursos de educação superior gratuitos e de qualidade!

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

Até o dia 31 de julho do ano corrente, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e as Secretarias Municipais deverão informar, através do site da Plataforma Paulo Freire (www.freire.mec.gov.br) e de senha para acesso ao sistema, quantos professores de sua rede necessitam de formação inicial em nível superior, para que as Instituições Públicas de Educação Superior localizadas no Estado da Bahia possam planejar o atendimento dessa demanda em 2014. É importante que seja informado o número de professores que poderão participar, em 2014, dos cursos ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR.

Neste mesmo período, até 31/07/2013, impreterivelmente, o cadastramento dos professores no Educacenso também deverá ser realizado, através do site www.educacenso.inep.gov.br. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, além de garantir a pré-inscrição, no Sistema/Plataforma Paulo Freire nos cursos de Licenciatura, dos docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula.

Fale Conosco!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Formação de Professores do Instituto Anísio Teixeira/Secretaria Estadual da Educação – CFP/DIRFE/IAT/SEC, através do telefone (71) 3116-9012 / 9034 ou pelo e-mail parfor.iat@educacao.ba.gov.br. Outras informações também podem ser obtidas com a Diretoria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior através do telefone (61) 2022-6577 (Inserção da demanda de formação de professores na Plataforma Paulo Freire) e pelos telefone (71) 3115-9183 (Coordenação Censo Escolar/ SUPAV/SEC) e/ou (61) 2022-3189/3184 (Educacenso/INEP-Bahia).

Agenda

Reunião com Secretários Municipais de Educação e com DIREC através de videoconferência sobre Educacenso e Plataforma Paulo Freire – inserção de demanda de formação 2014: 18/07, das 14h às 17h.

Acesse http://educadores.educacao.ba.gov.br/sobreavideoconferencia e visualize a relação de localização do auditório de videoconferência mais próximo de sua região.