Diretora embarca para intercâmbio nos Estados Unidos por reconhecimento à gestão escolar

Márcia Cecilia Gondim, embarcará para os Estados Unidos, neste sábado (3)

A diretora do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), localizado no município de Brumado, Márcia Cecilia Gondim, embarcará para os Estados Unidos, neste sábado (3), para um Intercâmbio Internacional, de 4 a 14 de março. O intercâmbio é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) e contempla dirigentes dos 26 Estados e mais um do Distrito Federal, que foram destaques no Prêmio Gestão Escolar 2017. O CEEP de Brumado foi selecionado como Destaque da Bahia pelo Comitê Estadual do Prêmio e representou a Bahia na etapa regional.

Como etapa anterior à viagem, a gestora está participando, nesta quinta-feira (2/3), em Brasília, de uma programação com reunião preparatória e que envolveu um almoço na Embaixada Americana. Márcia Cecilia Gondim fala sobre este momento, que considera muito especial. “Ser reconhecida pelo trabalho construído coletivamente é algo muito gratificante. Nos sentimos honrados e motivados para desenvolver as ações com mais empenho e dedicação. Aliás, esta premiação nos chama para a responsabilidade de ser espelho e referência em uma área tão difícil e diversa, que é a Educação”, afirma, ao destacar as expectativas para a viagem. “Não tenho dúvida de que o intercâmbio será promissor para a minha prática pedagógica, bem como para o desenvolvimento qualificado do espírito de liderança, condição sine qua non para uma gestão escolar eficaz”.

Sobre o prêmio - A edição do Prêmio Gestão Escolar de 2017 contou com a participação de 155 unidades escolares inscritas no Estado, sendo 120 da rede estadual de ensino. Regionalmente, o CEEP concorreu com outras oito unidades escolares do Nordeste e a primeira colocação foi uma experiência de Pernambuco.

O prêmio é realizado desde 1998 e contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública de todo o país. Para participar, o diretor teve que fazer uma autoavaliação de sua gestão, elaborando um plano de ação, com o apoio da comunidade escolar.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011 tornou-se bianual. Em mais de duas décadas, aproximadamente, 40 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de 9 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos.