Dia do Estudante: live ensina como criar jogos interativos utilizando o Scratch

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Na próxima terça-feira (11), quando se comemora o Dia do Estudante, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) promove a live "As possibilidades de criar jogos interativos usando o Scratch", a partir das 9h. A transmissão acontece no canal do IAT, no Youtube e terá a participação da desenvolvedora de jogos e estudante do Centro Juvenil de Ciência e Cultura  (CJCC) de Vitória da Conquista, Renata Valença.
 
Durante a transmissão a palestrante fará um tutorial sobre as diferentes formas de criar jogos para pessoas de todas as idades usando Scratch, além de apresentar as possibilidades de aprender a programar e desenvolver um aplicativo sabendo o básico de eletrônica. "Nossa  proposta com esta live é mostra que qualquer pessoa, qualquer estudante pode desenvolver jogos de forma fácil", explica Iuri Rubim, diretor de Inovação e Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira.
 
Esta é mais uma ação promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com o Instituto Anísio Teixeira, que tem por finalidade oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Em lives anteriores foram abordados temas como Aprendizagem Criativa, Fotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagem, Ciência de Dados na Educação Pública e Linguagem Radiofônica. Todos os conteúdos estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.
 
Metodologias Ativas no Ensino Remoto
 
Na quinta-feira (6) foi apresentado pela professora Cecília Schubsky, as estratégias que podem ser utilizadas para o ensino remoto com foco nas metodologias ativas. Plataformas, recursos, jogos, como a pandemia acelerou a mudança sobre o modelo da escola, metodologias e a sala de aula, práticas no cotidiano e exemplos vividos foram abordados durante a transmissão. 
 
“A metodologia ativa não é novidade, é uma roupa nova para um fazer que já é pensado há muito tempo. São fazeres de sala de aula que são centrados nos estudantes. É necessário desconstruir e reconstituir a sala de aula para o processo de ensino e aprendizagem do estudante”, explicou Cecília.

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