Curso de formação prepara oficiais e praças da PM para atuarem como educadores em EaD

Palavras-chave:

 

Fotos: Liviane Barbosa/ Ascom IAT

 

Cerca de mil policiais militares serão contemplados com ações de formação, que resultam da parceria entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a Polícia Militar da Bahia. O Curso de Formação de Autores e Mediadores em Educação a Distância será destinado aos oficiais que integram as equipes de Tecnologia da Informação e de Formadores da Corporação, com o objetivo de estruturar o núcleo de EaD da PM para a produção, uso e disseminação de mídias e tecnologias educacionais como recurso didático para formação e atualização de oficiais. Além da formação, que teve início nesta sexta-feira (18/08) e segue até o dia 25/08, a parceria entre IAT e Polícia Militar prevê, também, o uso da estrutura tecnológica utilizada pelo IAT para formação de professores, a exemplo da rede de videoconferência.

Para o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, essa parceria com o IAT é um marco. “Eu ouço, há muito tempo que a Corporação deveria fazer a educação a distância acontecer e hoje a gente materializa, iniciando esta formação, em parceria com o IAT. O conhecimento tem que chegar na ponta e essa é a nossa grande dificuldade, já que a Corporação é composta por 32 mil homens espalhados por toda a Bahia. A tecnologia de educação a distância que o IAT dispõe, vai nos ajudar bastante”, explicou o comandante, lembrando que policiais mais bem qualificados fortalecem a segurança pública.

“Quando democratizamos o conhecimento e usamos a tecnologia para fazer com que a informação e o conhecimento sejam universalizados, nós não estamos fazendo mais do que entregar ao cidadão aquilo que é seu por direito”, destacou o diretor-geral do IAT, Desiderio Melo, durante a abertura do curso. “Nesse momento em que celebramos esse termo de cooperação técnica, eu tenho a certeza de que não é só a polícia Militar da Bahia, mas toda a sociedade que ganha com isso, já que a educação é o caminho para a emancipação do homem, e não um espaço de privilégios”, completou Desiderio.

“Esta parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e Polícia Militar, por meio do Instituto Anísio Teixeira é estratégica. Com esta ação, o IAT vai além da sua missão de formar professores e insere a educação a distância para o ambiente da Polícia Militar, permitindo a capacitação de seus oficiais”, disse o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, que representou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Entre os temas que serão pautados no Curso de Formação de Autores e Mediadores em EaD estão os fundamentos da educação a distância, design educacional, o Moodle e suas funcionalidades e tutoria em educação a distância. O IAT vai auxiliar para que os autores e mediadores da Polícia Militar da Bahia dominem a lógica, compreendam os processos e as técnicas de produção dos materiais de conhecimentos através das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação, além de oferecer toda a estrutura e os recursos inovadores para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as Mídias e Tecnologias Educacionais que o IAT dispõe. 

Notícias Relacionadas