Comitê Rio 2016 promove capacitação para professores da rede estadual

Foto: Suâmi Dias Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, professores de Educação Física da rede estadual tiveram a oportunidade de participar durante todo o dia desta quarta-feira (09), de uma capacitação teórica e prática sobre os esportes Rugby e Luta Olímpica. O evento, que aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves, localizado no bairro do Barbalho, faz parte do Transforma (programa de Educação do Comitê Rio 2016), e tem o objetivo de motivar a prática de novos esportes nas escolas, além de disseminar valores Olímpicos e Paralímpicos, como amizade, inspiração e coragem. 
 
“O Brasil vai receber o maior evento de esportes do mundo em 2016, com 42 esportes Olímpicos e 23 Paralímpicos, então é importante que a sociedade conheça essas modalidades para poder curtir e estar mais bem inteirada com cada uma delas. E, por outro lado, é uma oportunidade de aumentarmos as alternativas esportivas em nossas escolas, apresentando o conhecimento aos professores, que, por sua vez, poderão repassar para os alunos,” explica a coordenadora socioesportiva do programa Transforma, Dora Castanheira.
 
Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
A ação está sendo realizada na cidade-sede dos Jogos (Rio de Janeiro) e nas que vão receber as competições de futebol (Manaus, Brasília, Salvador, Minas Gerais e São Paulo). “A ideia é que o programa seja um legado dos Jogos e que todo o material pedagógico e didático seja utilizado para expandir o conhecimento das modalidades nas escolas. Pretendemos realizar novas capacitações”, destaca Castanheira.
 
O professor Carlos Alberto Ferreira, coordenador dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), no Núcleo Regional de Educação de Itabuna (NRE 05), ressalta a importância do contato com novas modalidades esportivas. “Eu conhecia o Rugby apenas pela televisão e sempre gostei muito da modalidade, agora estou conhecendo as regras e descobri que existem algumas variáveis para jogar, facilitando a aplicação na escola”, destaca.
 
Já o professor Uelinton da Silva, do Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, afirma que “a capacitação enriquece ainda mais o conhecimento do educador, que pode dar opções ao aluno em conhecer esportes pouco divulgados e, até mesmo, promover um interesse para que surjam novos atletas nessas modalidades.”

Notícias Relacionadas