Blog disponibiliza conteúdos sobre o Mês da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Esta data tem por objetivo refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder negro quilombola, em 1695.

Com a criação da lei nº 10.639, em 9 de janeiro de 2003, o dia 20 de novembro passa a fazer parte do calendário escolar. Ela tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas nacionais, públicas e particulares, do ensino fundamental ao médio. O objetivo é resgatar as contribuições dos povos negros nas áreas acadêmica, social, econômica e política ao longo da história do país através do ensino de matérias com temas como a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Movimento - Todos os anos, no mês de novembro, o blog do Professor Web dedica suas postagens ao Mês da Consciência Negra (Novembro Negro). Essa ação articulada provoca reflexão sobre o tema, sugerindo práticas pedagógicas, publicando notícias, programação cultural regional, fundamentação histórica, reconhecendo e homenageando momentos e personalidades importantes para o movimento e a presença da cultura africana no cotidiano do povo brasileiro, sobretudo o baiano.

O diálogo entre o Professor Web e a comunidade escolar, através de temas como o Novembro Negro, é importante para o desenvolvimento de um pensamento crítico, atualizado, reflexivo e de práticas pedagógicas. O professor, que deseja trabalhar com o tema em sala de aula, e o estudante, que quiser conhecer mais sobre suas raízes, podem acompanhar as postagens diárias no blog Professor Web e buscar os conteúdos multimídia no Ambiente Educacional Web - AEW.

Professores e estudantes podem colaborar com as postagens do Professor Web enviando textos, fotos, vídeos ou sugestões para a equipe, através do e-mail professorweb2010@gmail.com ou das redes sociais.

Veja aqui postagens sobre o NOVEMBRO NEGRO.

Universo virtual - O Professor Web é um personagem virtual criado para possibilitar uma relação mais flexível, objetiva e participativa entre estudantes e professores da Rede Pública Estadual de Ensino. Através de dicas, o  PW, como é carinhosamente conhecido, ajuda educadores e estudantes a aprender e a ensinar de maneira mais fácil e lúdica.  O projeto é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através da equipe da Rede Anísio Teixeira, IAT.