Avaliação de Desempenho

Aplicada pela primeira vez em 2010, a avaliação de desempenho é uma política de valorização da carreira de magistério. No total, 6.335 professores e coordenadores pedagógicos progrediram na carreira com a avaliação de desempenho, sendo 3.516 em 2010 e 2.819 em 2011.

Mais do que garantir o aumento salarial de 15%, o resultado auxilia os professores no seu próprio desenvolvimento e funciona ainda como instrumento para a Secretaria da Educação elaborar os programas de formação para docentes. A avaliação acontece anualmente. Para participar, é necessário ser integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, ocupante do cargo de professor ou coordenador pedagógico, ter concluído o estágio probatório. Além disso, o profissional deve estar no efetivo exercício das atividades.

Plano de carreira - A Bahia é exemplo nacional com a implantação do Plano de Carreira do Professor, uma conquista da categoria. Instituído em 2008, suas bases foram acordadas entre o Governo da Bahia e a APLB Sindicato. O Plano estabelece duas formas de progressão: o avanço vertical automático, relacionado com a titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão opcional, decorrente da avaliação de desempenho, que é voluntária.

 

Notícias Relacionadas