Aula inaugural marca início de Cursos de Especialização ofertados pela Ufba

A Universidade Federal da Bahia (Ufba), em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), realizou na última sexta-feira (02) a aula inaugural de nove cursos de Pós-Graduação na modalidade a distância (EaD), ofertados pela Universidade e que serão ministrados nos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos municípios Euclides da Cunha, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Serrinha e Vitória da Conquista.

De acordo com o diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Desiderio Melo, os nove cursos somam 1860 vagas, em que estudantes acompanharão as aulas nos laboratórios de informática dos Polos UAB, além de utilizarem outros equipamentos, como a biblioteca e salas de estudos. “O IAT é o órgão responsável pela manutenção destes espaços que são essenciais para o fortalecimento da educação a distância em nosso Estado. Nós vamos continuar trabalhando para que a tecnologia seja sempre essa aliada que nos permite levar uma educação de qualidade para os nossos jovens e adultos em toda a Bahia”.

Para Lindamara Caires, coordenadora do Polo UAB de Itabuna, a oferta dos cursos fortalece as ações de formação continuada. “O que está acontecendo hoje é um fortalecimento das atuações de formação continuada, promovida pelo programa Universidade Aberta do Brasil, onde o polo de apoio de Itabuna colabora com as atividades acadêmicas e administrativas, contribuindo para o ensino superior de qualidade. Nós sentimos a receptividade dos profissionais da Ufba e dos cursistas muito positivas. Além disso, os cursistas relataram a importância dessas especializações e demonstraram ser de caráter inovador”, disse Lindamara.

Universidade Aberta do Brasil - A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, é responsável em promover, consolidar e expandir políticas de educação a distância, voltadas para a formação inicial e continuada dos professores e demais profissionais da Educação Básica. A ação ocorre em articulação com os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) e as universidades públicas no intuito de viabilizar ações de formação inicial e continuada na modalidade à distância, visando atender aos professores e demais profissionais da educação básica.