Atividade estimula estudantes e professores para a produção audiovisual no Colégio Estadual de Côcos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visando estimular o interesse pelas artes e produção audiovisual, educadores do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais realizaram o Curso de Interpretação para TV e Produção Audiovisual para professores e estudantes do Colégio Estadual de Côcos, no município do Oeste baiano. O curso teve como objetivo preparar os participantes para atuarem no programa Intervalo, produção da TV Anísio Teixeira, disponível no Ambiente Educacional Web (AEW).

O curso instrumentaliza os participantes para outras leituras e escritas, tendo a câmera como lápis e a tela como papel. O curso é constituído de quatro etapas, sendo a primeira de contato com a escola, para inscrições e seleção dos participantes. A segunda etapa é realizada à distância, com um minicurso para a construção de argumentos e roteiros, mediado pelo educador Marcus Leone (roteiro). As etapas seguintes são presenciais e conduzidas pelos educadores Nildson Veloso (Interpretação), Geraldo Seara, Peterson Azevedo e Rodrigo Maciel (Realização).

 

 

Para o educador Geraldo Seara, a história escolhida pelo grupo conta um pouco da situação em que se encontra o sítio arqueológico, localizado na Fazenda Tatu, no município de Côcos, local que desperta atenção para a preservação da memória dos seus antigos e primeiros habitantes. “Além de aprenderem mais sobre a própria história, os estudantes pretendem realizar uma intervenção na situação atual do sítio, visando à preservação desse valioso patrimônio”, destacou.

Rede Anísio Teixeira – Criado em 2008 pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino – Rede Anísio Teixeira visa contribuir no atendimento das demandas relacionadas ao uso de mídias educacionais nas escolas públicas estaduais.  Entre seus projetos estão o Ambiente Educacional Web, a Tv Anísio Teixeira e o Blog do Professor Web. A Tv conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar para produzir conteúdos audiovisuais educacionais, por meio do olhar de professores formados para compreender, criar e realizar vídeos direcionados para a comunidade escolar. Com abordagem lúdica e pedagógica, o conteúdo produzido trabalha com temas transversais, interligando as diversas áreas do conhecimento. 

Notícias Relacionadas