Revista Estudos IAT reúne artigos de educadores e homenageia Paulo Freire no ano de seu centenário

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), publicou nesta segunda-feira (27), a Revista Digital Estudos IAT, que reúne uma série de artigos técnico-científicos com o tema "Princípios pedagógicos de Paulo Freire e suas relações com o contexto pandêmico”.  A edição que celebra o centenário do patrono da educação brasileira teve a participação de educadores que possuem vínculos ativos nas redes municipais e na estadual. 
 
Ao comentar sobre a Revista, a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, destacou o tema proposto.  “Extremamente oportuno, atual e muito válido, comemorar, celebrar os 100 anos do Patrono da Educação Brasileira olhando para esse contexto tão complexo, com a necessidade de ressignificar os processos nas escolas. Foi muito importante trazer esta reflexão”. Acrescentou ainda sobre o resultado: “Estes trabalhos refletem as pesquisas e práticas e construções teóricas epistemológicas destes educadores da Bahia”.
 
Para o coordenador de Estudos e Experimentações educacionais do IAT, Rogério Lima, a Revista Estudos IAT é uma ferramenta pedagógica que está à disposição dos (as) profissionais da Educação. “Recebemos artigos que, certamente, ajudarão a qualificar os processos de formação continuada, além de possibilitar um espaço para socialização e valorização da produção de todos (as) educadores(as)”, avaliou.
 
Ao falar sobre a experiência do artigo, a educadora da rede estadual, Carla Correia Sá mencionou: “Escrever o artigo em colaboração com Cecília Mascarenhas foi um passo para importantes construções reflexivas das atividades desenvolvidas na escola”. Para ela, escrever sobre o tema possibilitou um olhar crítico sobre as atividades já desenvolvidas, bem como despertou para necessidade de elaboração de novas práticas pedagógicas. 
 

Para ler a revista, acesse: http://estudosiat.sec.ba.gov.br/

Notícias Relacionadas