Conselheiros Municipais de Educação de quatro estados recebem certificação da Formação Continuada

Nesta segunda-feira (01), através de transmissão no canal do IAT, no Youtube, 203 Conselheiros Municipais de Educação dos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Santa Catarina receberam, em cerimônia simbólica, o certificado da Formação Continuada. Esta é uma ação da Secretaria da Educação do estado da Bahia em parceria com a União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME), com apoio tecnológico do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A atividade contou participação do secretário da educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do presidente da Uncme, Manoel Humberto, da diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira e da coordenadora estadual da Uncme/BA, Gilvânia Nascimento.

Agradecendo pelo empenho e dedicação de todos que participam da ação, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comentou sobre os desafios durante o período da formação e destacou a parceria entre os estados como um dos sucessos da certificação. ”Quero parabenizar a todos pelo trabalho e por essa iniciativa tão necessária. Parabéns conselheiros e conselheiras que desempenham um papel importante durante a formação continuada”, conclui o secretário.

Durante a live, a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, falou sobre os desafios e a parceria dos estados. “Nós vivemos uma experiência inovadora devido o contexto da pandemia. Foi difícil, mas conseguimos. E nos envolvemos nessa relação de troca entre estados e foi excelente, muito proveitoso para educação. Eu gostaria de agradecer a todos por esse lindo trabalho”, destacou Cybele.

“Deixo aqui a minha gratidão ao apoio incondicional que o IAT nos deu e isso nos traz muita felicidade, principalmente quando colocamos a qualidade como prioridade. Esse é o resultado de uma grande parceria que vem dando muito certo e que tem contado com o apoio de todos”, celebrou Manoel Humberto Gonzaga, presidente da UNCME nacional.

Também participaram da certificação o secretário de educação do estado de Alagoas, Fábio Guedes Gomes e a representante da secretaria da educação do estado de Sergipe, a diretora da ASCAM, Andréa Lima. “Gostaria de salientar que neste contexto de pandemia fizemos inúmeros esforços para conseguir de forma geral, uma maneira de continuar trabalhando em prol da educação e nessa perspectiva que a gente vem buscando que a educação continue chegando e da melhor forma para todos” contou Andréa.

“Que momento importante esse da certificação. Agradeço muito a todos vocês e fiz questão da presença de todos porque o sucesso desse trabalho é de todos” finalizou a coordenadora estadual da Uncme/BA, Gilvânia Nascimento.

Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação

A Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação teve início em setembro de 2020, foi realizada na modalidade EAD no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma Anísio Teixeira, do IAT. Foi dividida em três eixos e seis módulos, perfazendo uma carga horária total de 60 horas distribuídas em três meses.

Durante as atividades formativas abordaram temas como História da Educação Brasileira, Momento Pandêmico - Normatizações Constituições Federais, Planos de Educação e Conferências Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Base Nacional Comum Curricular, Conselhos do FUNDEB/CAE/CME, Natureza do Funcionamento, Atribuições e Funções dos CMEs e Atos Normativos, Gestão Democrática Fundamentos Históricos e Legais E Sistema de Avaliação da Educação Básica.