Formação Continuada: Articuladores pedagógicos e formadores planejam atividades com educadores

Palavras-chave:
A riqueza preservada em cada educador que trabalha em prol do aprendizado efetivo para todos foi lembrada nos primeiros encontros de 2021 do Plano de Formação Continuada Territorial, promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT).  As reuniões aconteceram nesta sexta e sábado (26 e 27/2) e reuniram gestores do IAT, 5 consultores técnico-pedagógicos, 15 articuladores pedagógicos e 127 formadores. Eles planejaram a retomada das atividades com a apresentação das novas equipes territoriais, uma avaliação dos resultados alcançados em 2020 e uma proposta do currículo formativo a ser adotado durante o ano. 
 
A formação continuada tem como foco os coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipes técnicas que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio das redes municipais e estadual, numa parceria guiada pelo objetivo comum de promover o avanço das aprendizagens na Bahia. Até o momento, cerca de 6 mil educadores de 411 cidades entre os 417 municípios baianos já se inscreveram para as ações formativas de 2021, o que demonstra o sucesso e credibilidade conquistados pela ação formativa, iniciada em 2019.  As inscrições continuam abertas até a próxima quarta-feira (03/03). 
 
Uma das novidades deste ano apresentada durante as reuniões foi a mudança no papel do articulador pedagógico, antes chamado de apoio pedagógico. Agora, o mesmo articulador irá acompanhar o trabalho dos formadores das duplas gestoras - compostas pelos diretores escolares e coordenadores pedagógicos - e também os formadores das equipes técnicas das secretarias municipais participantes. 
 
Diana Melo, diretora pedagógica do IAT, explicou que a ideia é aproximar ainda mais a gestão de cada escola da gestão macro do sistema de ensino. "Precisamos compreender que a formação é uma grande teia. Estamos em lugares diferenciados, mas estamos no mesmo cenário e precisamos nos aproximar, para que essa teia cumpra a sua função. Vamos estar cada vez mais juntos". 
 
A formadora Lindamara Caires Silva lembrou que este ano os educadores terão um outro perfil, a partir da chegada de novos profissionais às redes municipais, em decorrência das mudanças nas gestões das prefeituras. "É um desafio, mas também é algo que nos impulsiona a trabalhar, a criar plantões online para o acolhimento, a intensificar essa articulação com as secretarias municipais de educação". 
 
Colaboração como mola-mestra
 
O regime de colaboração é a mola-mestra do Plano de Formação Continuada desde a sua concepção. Além de aproximar os educadores e as redes de ensino de uma mesma cidade, a formação também avizinha diferentes municípios dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), a fim de que as experiências de cada local sejam compartilhadas, enriquecendo as discussões e promovendo a superação mais rápida dos desafios encontrados pelas redes.  Cybele Amado, diretora-geral do IAT, sintetizou o espírito do plano: “Vamos colocar foco no que nos une”.
 
Diana Melo ressaltou a importância de dar voz aos saberes de cada educador participante do plano de formação. “Cada educador tem uma história para contar e essa história precisa reverberar na chegada deles para alinhar com os conteúdos que nós trouxemos, para problematizar novas experiências e novas aprendizagens, para enriquecer inclusive as experiências que aconteceram no ano passado. Que possamos acolhê-los e que esse acolhimento se transfira também para a reflexão que a gente vai fazer sobre as experiências que essas pessoas já trazem das suas histórias profissionais, das suas histórias de vida e as experiências que virão a partir das construções que faremos juntos e juntas.”
 
 
Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial 
 
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação. A ação, que conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece num ambiente virtual, reunindo educadores e técnicos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Notícias Relacionadas