Secretaria promove encontro formativo para educadores com palestra de Bernardete Gatti

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promove, na próxima terça-feira, 7 de julho, um encontro formativo com palestra da educadora Bernardete Gatti, a partir das 10h, no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), no Youtube. A atividade integra a agenda da Formação Continuada Territorial para gestores(as) escolares e coordenadores(as) pedagógicos(as) e Equipes Técnicas das redes municipais e estadual. Além da educadora, participam da transmissão, a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

"A presença da Bernardete Gatti reflete a importância que é a formação continuada em contexto profissional, principalmente no momento em que vivemos. Iremos trazer outros consultores renomados para auxiliar na formação. Além disso, vamos anunciar algumas novidades, a exemplo dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática para os nossos formadores", explica Cybele Amado.

Sobre Bernardete Gatti - Membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi Pesquisadora Senior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de Superintendente de Educação e Pesquisa. Foi membro e presidiu o Comitê Científico - Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais.

A Formação Continuada Territorial é uma oferta da Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira, voltada para gestores(as) escolares, coordenadores(as) pedagóggicos(as) e equipes técnicas das redes municipais e estadual, com foco nos profissionais que atuam no  6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a Formação Continuada acontece de forma remota e soma mais de 9 mil participantes no ambiente virtual. A ação conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Itaú Social e das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).