SEC e SPM firmam parceria para Formação Continuada de Professores e Estudantes

A Secretaria da Educação e a Secretaria de Política para Mulheres (SPM) do Estado da Bahia assinaram nesta terça-feira (19), o Termo de Cooperação Técnica para a realização do Projeto Salas de Gênero, que passa a integrar o plano de Formação Continuada do Instituto Anísio Teixeira, órgão vinculado à SEC. O projeto, que tem como objetivo a formação de professores e estudantes sobre temas relacionados a gênero e diversidade, também se constitui em estratégia de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas.

Para o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, o projeto tem o intuito de contribuir para a formação cidadã, ética e responsável.  “A nossa intenção é ver de que forma o conteúdo que diz respeito à mulher permeie as nossas formações, nossos currículos. Esta formação de estudantes e professores deverá percorrer um percurso cuja responsabilidade seja valorizar o tema da mulher”, salientou.

 

De acordo com a secretária da SPM, Julieta Palmeira, esta é a concretização da ideia da Educação, e da SPM de constituir uma qualificação que abordasse a temática de gênero. “Nesta formação, a Secretaria mobiliza os educadores e a SPM é a qualificadora/mediadora promovendo discussão sobre a temática das mulheres, tanto sobre a violência contra mulheres, quanto sobre seus direitos”, afirmou.

 

Julieta Palmeira ainda reforçou que somente por meio da educação é que se pode desconstruir a cultura machista e misógina. “É papel do educador em cada escola disseminar a cultura da liberdade, dizendo não à violência contra a mulher. Com esta iniciativa, entramos num círculo importante para educação inclusiva e não discriminatória”, concluiu.

A expectativa é que ainda este ano sejam instaladas duas salas de gênero para o início das formações, que devem acontecer de forma presencial, no Instituto Anísio Teixeira e por videoconferência nas telessalas que o IAT dispõe nos 27 Territórios de Identidade. Além das Formações, o termo assinado entre as duas secretarias prevê a realização de estudos e pesquisas, e a elaboração de materiais pedagógicos sobre a temática abordada.

Notícias Relacionadas