Festival mostra potencial artístico de estudantes dos Centros de Educação Inclusiva

A tarde desta quarta-feira (16) foi repleta de atividades culturais durante o III Festival de Artes da Pessoa com Deficiência, realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC). O evento faz parte do Projeto Inclusão em Pauta, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, promovida pelo IAT em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico de Apoio ao Deficiente Visual (CAP).

Teatro, música, dança, poesia e artes visuais fizeram parte da atividade que teve o intuito de dar visibilidade às produções feitas nos Centros de Educação Inclusiva da Bahia.

O diretor do CAP, River Santana, ressaltou que desde a primeira edição, o objetivo principal é mostrar o potencial da Pessoa com Deficiência. “Neste evento, imaginamos que poderíamos proporcionar outras linguagens para estas pessoas se apresentarem à sociedade e fazer com que o potencial delas fosse reconhecido”, finalizou.

Estiveram também presentes ao evento a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba), Instituto de Cegos da Bahia, Centro de Capacitação de Profissionais da Educação – Wilson Lins CAS, Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos), Colégio Estadual Vitor Soares, Escola Parque – Centro Educacional Carneiro Ribeiro e o Núcleo de Educação Especial da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A gestora do Centro de Atendimento Educacional Especializado – Pestalozzi da Bahia, Cláudia Almeida, reforçou a importância de divulgar o trabalho dos estudantes.  “Neste encontro a gente consegue apresentar um pouco do que eles fazem no dia a dia. Precisamos cada vez mais mostrar o que produzimos nos Centros”. Complementando a observação, a vice-gestora do Centro, Davaildes Andrade, afirmou que durante muito tempo, as pessoas desconheciam que os estudantes dos Centros produziam arte. “Eles cantam, declamam poesia e fazem muita coisa bonita. Através da arte, eles conseguem transmitir o que sentem”, observou.

Acompanhando estudantes até o palco para as apresentações, a professora Mariana Angélica Oliveira, do Colégio Estadual Satélite, comentou que o dia foi de emoção. “Já chorei bastante de felicidade hoje. Antes essas pessoas ficavam escondidas em casa e hoje estão se apresentando nos palcos”, comemorou.

A promotora do Ministério Publico do Estado da Bahia (MP-BA), instituição parceira do Inclusão em Pauta, Cíntia Guanaes acompanhou a atividade do início ao fim e fez um balanço positivo sobre o encontro. “Hoje eu vi arte, capacidade, alegria e forma de expressão. Isso é vida, é o nosso cidadão, são nossas pessoas, é fantástico ver tudo isso”, destacou.

“Fiquei muito feliz com a interseção da educação inclusiva com a produção cultural, de trabalhar com o potencial da pessoa com deficiência, pois tudo isso faz parte da aprendizagem destas pessoas”, comentou a coordenadora de Inclusão e Diversidade do IAT, Verena de Sá Villas Bôas.

Sobre o Projeto - O Projeto Inclusão em Pauta integra a Formação Continuada dos Educadores, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Com objetivo de oferecer instrumentos pedagógicos da educação inclusiva para potencializar o processo de ensino aprendizagem, a atividade segue com encontros programados até final de novembro.

Notícias Relacionadas