Congresso reúne professores de história de todo o País no Instituto Anísio Teixeira

Educadores de 39 Universidades de todo o País participam, até domingo (6), do I Congresso Nacional do Mestrado Profissional em História – ProfHistória: A pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória. A atividade é promovida pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão que integra a Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

A abertura do encontro foi marcada pela apresentação da Orquestra Santo Antônio, que entoou clássicos da música nordestina, e da palestra da Educadora Ana Zavala, do Centro Latinoamericano de Economia Humana, do Uru­guai. Representando o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a diretora geral do IAT, Cybele Amado saudou o público presente e falou sobre a importância da realização do encontro. “A história é quem traz o lugar da criticidade. É uma grande emoção e de suma importância este nosso trabalho. Que a história crítica ajude as nossas crianças e nossos jovens a construir um novo Brasil”, disse.

Também presente na abertura, o coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes destacou que a Bahia tem procurado, mesmo neste momento de dificuldades orçamentárias, pautar ações de formação dos profissionais da educação. “O IAT é um espaço que reconhece o papel da formação na melhoria dos indicadores de aprendizagem. Estamos pautando a formação em regime de colaboração com os municípios para garantir que possamos avançar na garantia de direitos da formação de professores. As experiências colocadas pelos mestrados profissionais, tem colaborado e muito nesta relação com a educação básica”, afirmou.

“Os professores de história na sala de aula produzem conhecimento, não são meramente transmissores do que constam nos livros. Eles pesquisam, da melhor maneira para saber como que estas crianças e jovens em sala de aula aprendem história. Este é o objetivo do ProfHistória, ajudar nossos educadores a pensar e produzir conhecimento”, afirmou a coordenadora do ProfHistória na Uneb, Cristiana Lyrio. Ela lembra que além da palestra de abertura, o congresso traz, na sua programação, Grupos de Reflexão Docente (GRD), mesas-redondas e Sessões de Ateliês de Pesquisa.

ProfHistória

O Profhistória (Mestrado Profissional em Ensino de História) é um programa de pós-graduação stricto sensu, oferecido em rede nacional, com 27 Instituições de ensino superior associadas, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do Mestrado Profissional é proporcionar formação continuada aos/às docentes de história, que estejam ministrando aulas em qualquer seg­mento da educação básica.