Secretaria encerra V Encontro de Dirigentes com diálogo sobre Formação Continuada

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) encerrou, nesta sexta-feira (6), o V Encontro de Dirigentes da Educação, que reuniu desde quarta-feira os gestores dos 27 Núcleos Territoriais. O encontro, realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), em Salvador, teve como objetivo planejar as ações para o segundo semestre com foco no fortalecimento das aprendizagens na educação pública.

O último dia do encontro foi aberto com a pauta sobre a Formação Continuada, que é promovida pela Secretaria da Educação, por meio do IAT. A gestora do Núcleo Territorial de Educação de Ipirá (NTE-15), Nívea Maria Araújo, apresentou resultados de como a formação tem impactado nas ações pedagógicas do Território. “Eu acredito que o caminho da formação pode não ser o mais curto, porém é o mais eficiente para conseguirmos melhorar a qualidade da educação na Bahia. É lá que temos a construção coletiva de percursos para melhorar a prática docente e o planejamento dos professores, além de um alinhamento melhor da rede estadual”.

Assessor pedagógico do NTE-15, Adílio Soares mostrou como as escolas têm trabalhado a agenda pedagógica e montado o plano de ação, a partir dos conteúdos apresentados na formação continuada. “Além de apresentar subsídios pedagógicos, a formação continuada foi importante para nortear os coordenadores pedagógicos sobre o seu papel na escola. “Já é visível a mudança nas escolas, sobre o lugar dos coordenadores na escola, que estão mais seguros e conhecedores do seu papel”, informou.

Sobre a formação continuada, a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado, informou que ainda em setembro as formações serão ampliadas. “Iremos começar, já este mês, as formações com os coordenadores pedagógicos e os gestores escolares das redes municipais, por meio do regime de colaboração”, afirmou.

Além da formação, durante os três dias do encontro houve diálogos sobre as avaliações SAEB e SABE, sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e sobre os projetos estruturantes da Secretaria. “Estamos há poucos meses de encerrar o ano e próximos das avaliações, da pré-matrícula na rede, do Enem, entre outras ações. Então esse encontro com os gestores é importante para fazermos estes alinhamentos, passarmos as orientações. A gente sai daqui com meta e com pauta para fortalecermos a agenda de aprendizagem no Estado da Bahia”, frisou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.