Formadores discutem sequências didáticas e planejam formação para gestores e coordenadores pedagógicos

Palavras-chave:

Com foco no fortalecimento das aprendizagens, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promoveu nesta sexta e sábado (23 e 24), mais um encontro com educadores formadores que atuam no Plano de Formação Continuada. Na pauta da atividade foram feitas análises de sequências didáticas e reflexões sobre a leitura para resolução de problemas. Também foram apresentados os conteúdos educacionais da Plataforma Anísio Teixeira (pat.educacao.ba.gov.br), que podem ser aproveitados no planejamento pedagógico.
 

Presente na abertura dos trabalhos no sábado, o secretário Jerônimo Rodrigues saudou os formadores presentes e pontuou a importância da formação. “Estou muito confortável com o trabalho que está sendo feito pela Secretaria, pelo IAT é fundamental para obtermos sucesso e avançarmos na aprendizagem. Tenho recebido notícias positivas e sei que a formação continuada está em boas mãos”, afirmou Jerônimo.

De acordo com a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado, os dois primeiros encontros realizados com os gestores escolares e coordenadores pedagógicos contou com mais de 92% de participação e avalições positivas. “Nosso foco é, também construir a pauta do próximo encontro com os educadores nos Territórios de Identidade, em setembro. É importante fazer com que todo este trabalho formativo agora reverbere na escola e chegue até os nossos estudantes, fortalecendo as aprendizagens”, disse.  

Indicadores - Fátima Medeiros, da Superintendência de Gestão da Informação da Educação (SGINF), apresentou dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) aos formadores presentes. “Esses dados ajudam para que eles levem mais elementos para poder discutir com os gestores escolares e coordenadores pedagógicos sobre a situação da escola, a possibilidade de maior envolvimento, tratamento dos dados. Às vezes a escola não consegue perceber qual o dado que está comprometendo o desempenho dela. É para buscar mecanismos de cumprir o papel da escola, que é fazer a aprendizagem acontecer”, disse.

Formação Continuada - Cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual, entre coordenadores pedagógicos e gestores escolares, participam do terceiro encontro de Formação Continuada, que acontece nos dias 9,10, 12 e 13 de setembro. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), é realizada em Salvador e em outros 11 Polos Formativos, alcançando educadores dos 27 Territórios de Identidade.

 

Notícias Relacionadas