Semana IAT da Consciência Negra proporciona grandes debates

A Iª Semana IAT da Consciência Negra, promovida pelo Instituto Anísio Teixeira-IAT, teve sua abertura oficial na segunda-feira, 26, mas se estende até esta sexta, 30, marcando a semana deste mês dedicado à Consciência Negra. O evento consta de atividades como exposições, ciclos de palestras e debates, feira de artesanato, apresentações culturais etc.

No segundo dia, terça-feira (27), houve uma importante mesa redonda sobre o Sistema de Cotas: Contextualização Histórica e um Olhar para o Futuro, com Ivete Sacramento (Secretária Municipal de Reparação de Salvador) e Celi Taffarel (Professora da Ufba), com mediação de Silvio Humberto (Presidente do Instituto Steve Biko). Aconteceu em seguida, a mesa redonda sobre O Processo do Negro no Sistema Educacional e no Mercado de Trabalho, com Cristiano Pedreira (Instituto Hori) e Caetano Barata (Professor da Unifacs), com mediação de Leticia Machado (Professora do IAT); além da mesa redonda Experiências Exitosas no Processo das Cotas, com os formandos Antônio Nascimento (Uneb), Bruno Marriston ((Ufba), Jeferson Santos (Uneb) e Maria Durvalina (fundadora do Instituto Steve Biko).

Contente com a programação, o professor de História do Colégio Estadual Dorival Passos, Adriano Moreira, destacou as abordagens e temáticas do evento.

“Estão sendo de grande contribuição para o alunado e para sociedade como um todo. Estou aqui desde o primeiro dia, acompanhando e prestigiando essa iniciativa do IAT, que sei, me darão gás para desenvolver, no chão da escola com meus alunos, temas diversos e motivações para alertá-los quanto é rica e importante a nossa história. Até porque história e cultura afro-brasileira é a minha área de especialização”, disse.

Mestre Odilon

Na quarta-feira, (28), o professor e mestre Odilon Jorge Daltro Góes proferiu uma importante palestra sobre o tema Capoeira - Esporte, Educação, Formação e Tradição. Mentor intelectual da técnica da hidrocapoeira no mundo, Mestre Odilon defende a formação acadêmica, mas entende que o mestre pela experiência também tem a sua importância para a arte. “Eu defendo as duas coisas. Costumo dizer que os que não têm formação acadêmica são proficientes profissionais da área da capoeira. Um não anula o outro, ao contrário, um ajuda o outro. O acadêmico proporciona o espaço que muitas vezes o mestre pela experiência não consegue abrir”, disse.

Fazendo um balanço sobre a cultura da capoeira, Mestre Odilon se mostrou otimista e defendeu que ela cada vez mais conquiste o seu espaço. “Isso tem melhorado bastante, e vejo que a capoeira está cada vez mais na educação, ocupando espaço nas escolas, nas universidades e em vários segmentos da sociedade. Enfim, eu defendo a capoeira, porque entendo que ela emancipa, ela forma, ela socializa e educa”, defendeu o mestre.

A palestra do Mestre Odilon Jorge prendeu bastante o público presente, inclusive jovens estudantes. “Foi ótimo. Ele deu uma aula para todos nós, e perdeu quem não aproveitou esta oportunidade”, disse Roberto Rodrigues, um dos organizadores do Seminário.

Ainda na quarta-feira, a capoeira foi tema também da mesa redonda A Capoeira como Instrumento de Educação e Transformação Social, com Helmuth Strubel (Mestre Azoado, do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá), Jaime Nascimento (Professor da Ufba e IGHB) e Lúcia Correia Lima (Jornalista e documentarista), com mediação de Edson Rodrigues; além da mesa de conversa sobre Reflexões sobre Gênero e Raça: Desafios na Escola, com Deyse Sacramento (IFBA), Alda Pêpe (UESC), Dandara Pinho (OAB-BA), Vivian Carolina  (Banda Didá) e Sueli Conceição (Instituto Rhol), com mediação do Professor Carlos Barros (IAT/SEC). O encerramento do dia foi com a Roda de Capoeira do Mestre Azoado (Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos).

A Iª Semana IAT da Consciência Negra segue aberta ao público até o seu encerramento, no dia 30/11.