Educadores do Instituto Anísio Teixeira visitam escolas da Bacia do Jacuípe

Professores do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado a Secretária da Educação do Estado da Bahia, estão visitando municípios da Bacia do Jacuípe e Sisal desde a última segunda-feira (21), apresentando as mídias e tecnologias educacionais produzidas no instituto e, também, dialogando com os educadores da unidade sobre a aplicação da Prova Brasil. No roteiro das visitas constam os municípios de Ichu, Nova Fátima, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Serra Preta, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra e Tanquinho.

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

Nesta segunda, o município de Ichu recebeu a primeira visita da equipe do IAT, fato que surpreendeu professores, diretores e alunos da Escola Estadual Luiz Júlio Carneiro. “Acho muito importante, pois temos a oportunidade de discutir nossa realidade no ambiente da escola, além da troca de experiência e informação”, disse o professor Tadeu Carneiro, que já foi diretor da escola.

As atividades no Colégio Luiz Júlio foram abertas pelo diretor geral do IAT, Professor Desidério Bispo de Melo, que falou sobre o objetivo da visita e a importância do contato com alunos, professores e direção das escolas, além da apresentação dos produtos do órgão. “É uma experiência importante, que já começamos em algumas escolas de Salvador e agora estamos trazendo também para o interior. O objetivo é apresentar as novas ferramentas, que acompanham as transformações que acontecem na educação, que atendem uma politica de governo, mas estão aí para facilitar o aprendizado dos estudantes e professores”, pontuou o diretor do IAT.

Participaram também, o Diretor de Formação e Experimentação Educacional, Danilo Baqueiro e a Diretora de Educação à Distância, Cecilia Maria Meneses, além das professoras Claudia.

Para encerrar as atividades, os professores Jaime e André orientaram os alunos sobre a Prova Brasil, destacando pontos importantes para que os alunos não sejam surpreendidos. Eles chamaram a atenção dos estudantes sobre a importância do empenho quando da realização das provas, já que é a partir desta avaliação feita pelo IDEB que define a nota da escola.

Para finalizar, a diretora Ivonei de Almeida Carneiro agradeceu a presença do Instituto Anísio Teixeira. “Esperamos muito por momentos como esse, mas agora que aconteceu, temos que agradecer a vocês pela experiência, porque eu tenho certeza que todos ficaram contentes”, agradeceu Ivonei.